Quais são as novidades cosméticas de 2016
Quem nunca ouviu falar das técnicas da Lorraine Massey (ponto de partida para as técnicas de No Poo e Low Poo aqui no Brasil), certamente tem ficado confuso ao entrar em lojas de cosméticos nos últimos tempos.
Termos comuns para nossas rotinas capilares podem ser "novidade" para muitos e as prateleiras vem se enchendo destes termos.
As palavras cowash, low poo e no poo aparecem com mais ou menos destaque nas embalagens, mesmo na eminência de processos judiciais (pois os dois últimos são termos patenteados pela Deva).
Outras expressões como "sem sulfato", "sem silicones", "sem petrolatos" invadem os rótulos e as prateleiras das perfumarias. Alguém já parou para pensar o porquê?
Você soube da treta da Deva? Clique aqui e descubra 4 lições que podemos aprender com a situação. |
Mudanças no mercado de cosméticos
Uma pesquisa recente¹, divulgada pela Gerente de Projetos da Factor-Kline, Elaine Gerchon, mostra tendências que afetarão o mercado de ingredientes cosméticos já em 2016.
O grupo Kline é uma grande empresa de consultoria de gestão e pesquisa estratégica de mercado que trabalha em várias áreas incluindo materiais de consumo e químicos e materiais.
Bora cuidar da pele do rosto? Vem ver produtos sem petrolatos para a sua rotina de skincare:
- Resenha Neutrogena Antissinais Reparador (Creme Rosto Noturno)
- Neutrogena Antissinais FPS 22 (Resenha) - Neutrogena Face Care Intensive com Vitamina C
- Resenha Nivea Facial Pele Oleosa - Hidratante em Gel Nivea é bom?
- Confira uma lista da Hidratantes Faciais sem 'petrolatos' aqui. São 10 opções para o dia e 10 para a noite
Os produtos multifuncionais estão em alta
Tendo como principal motivo a correria do dia-a-dia, os multifuncionais ganham popularidade.
No documento divulgado não são apontados produtos capilares multifuncionais. Entretanto, sabemos que tendências costumam se espalhar e se algo é tendência nos cosméticos faciais hoje, pode ser a realidade de outros produtos no futuro.
Quer opções de multifuncionais para deixar sua rotina de cuidados mais enxuta? Anota aí:
Eficiente e moderado – a receita campeã
Os consumidores querem o melhor de dois mundos. Querem produtos suaves que não deixem de fazer bem o seu trabalho.
Neste ponto da pesquisa se divulga textualmente que nos cuidados capilares os formuladores tendem a utilizar ingredientes mais suaves.
Fala-se então do uso de tensoativos aniônicos livres de sulfato ao invés dos sulfatos evitados no Low Poo e No Poo.
O mesmo acontece em relação aos conservantes como o triclosan, os parabenos e os liberadores de formol, cuja tendência é de serem substituídos por alternativas mais modernas.
Quer saber mais sobre os parabenos? Quer entender de onde vem a má fama destes conservantes? Use os links abaixo:
O desafio Natural
Apesar de no movimento Curly Girl brasileiro não haver tanta preocupação em relação à formulação botânica dos cosméticos utilizados, mundo afora essa exigência é muito grande.
Isso empurra o mercado em busca de soluções para tornar nossos cosméticos mais naturais.
Em busca de formas mais suaves de cuidar da sua pele? Veja alternativas delicadas de limpeza abaixo:
Sim às plantas, não aos animais
Para a alegria dos veganos o mercado está atento, também, às mudanças em relação à origem dos ingredientes cosméticos.
Os consumidores têm se mostrado cada vez mais conscientes em relação aos testes de cosméticos em animais.
O mesmo ocorre - em menor escala - em relação aos ingredientes de produtos de beleza que têm origem animal.
Isso faz com que os clientes se voltem para empresas mais ecológicas, sustentáveis, éticas e socialmente responsáveis. Que bom!
Está atrás de Cosméticos Veganos Baratos? Clique neste link para conferir opções. |
Mas... o que eu tenho a ver com isso?
Quando vamos ao supermercado e escolhemos o produto X - que não tem sulfato, silicones e petrolatos - ao invés do produto Y - que está cheio deles - pode não parecer que isso faça diferença para nenhuma para as marcas.
Entretanto, quando há uma preferência significativa (várias vezes o número de "um" consumidor") pelo produto X, a marca Y vai tentar entender o que está fazendo errado, e as pesquisas de mercado trazem à tona os motivos pelos quais a marca X ganhou a preferência de quem compra.
Acreditamos que foi assim que passamos a influenciar o mercado aqui no Brasil.
Aqui falamos dos aspectos sociais associados ao Low / No Poo. |
Há não muito tempo atrás, produtos para No Poo e Low Poo precisavam ser garimpados. Vivíamos a fase em que as empresas se orgulhavam de estampar em seus rótulos a palavra "com": com silicone, com vaselina...
Algumas marcas (principalmente nos últimos 18-24 meses), atentas ao mercado e menos resistentes, passaram a desenvolver produtos para quem faz No Poo e Low Poo, e aparentemente a palavra de ordem agora é "sem": sem sulfato, sem parabenos...
As empresas passaram a sentir no bolso (e nos seus canais de atendimento, porque - fazendo um mea culpa - muita gente encheu o saco de muito SAC) que seus produtos eram inadequados a alguns de seus clientes e é isso que os obriga a mudar.
Clique neste link para ler a Resenha da Máscara Óleo Extraordinário Cachos da Elseve, com óleo de coco. |
Somos como formiguinhas
Fica fácil perceber que quando estamos juntos em uma causa, temos mais força.
Por isso, mesmo sendo tão distintos, podemos fazer a diferença, quando buscamos algo juntos.
Nas Palavras de Khalil Gibran²: Meu caminho não é o teu caminho. Contudo juntos marchamos, de mãos dadas.
Nós já estamos todos juntinhos aqui, e você? Está esperando o que para se juntar a nós?
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¹ Gerchon, E. (2016). As cinco principais tendências que impulsionam o mercado de ingredientes para produtos de cuidados pessoais. Factor-Kline.
² Gibran, K. G. (1977). O louco. Artes Gráficas