Testamos a Máscara Black Power - Tutanat
Faremos hoje a resenha de mais um produto da linha Black Power: A máscara Tutanat Black Power.
A máscara faz parte de uma linha de cuidados desenvolvida para quem pratica No Poo e Low Poo, sendo totalmente livre de sulfatos, silicones e os oclusivos proibidos para as técnica, chamados popularmente de 'petrolatos'.
Vamos descobrir os detalhes deste produto pensado com tanto carinho para a gente?
Confira resenhas de alguns produtos da Tutanat:
Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui! |
pH: 4-4,5
Nesta faixa de pH, levemente ácida, o cabelo tem sua maior "resistência" enquanto molhado.
E agora? Devo pentear o cabelo molhado ou seco? |
Esta faixa de pH também diminui o inchaço dos fios², o que evita uma sobreabertura das escamas que recobrem cada fio de cabelo.
Como a Máscara Tutanat Black Power tem pH entre 4 e 6, o cabelo mantém sua carga eletrostática inalterada, reduzindo a chance de frizz.²
Por fim e não menos importante, do ponto de vista estético, o pH ácido faz com que os cabelos aparentem ter mais brilho.³
Nosso primeiro material aqui no Cabeleira em Pé foi sobre pH de produtos para os cabelos, entenda a relação entre eles. |
Produto liberado para No Poo (Sem Shampoo) e Low Poo (Shampoo Leve) em janeiro/2017
A Máscara de Tratamento Black Power é liberada para ambas as técnicas discutidas aqui no Cabeleira em Pé (No Poo e Low Poo).
Nelas substituem-se os shampoos tradicionais por métodos alternativos na hora de lavar os cabelos.
Para substituir o shampoo tradicional, no Low Poo entram os shampoos sem surfactantes agressivos (como os sulfatos).
Na técnica No Poo, a higienização do couro cabeludo é feita sem o uso de shampoos, principalmente através do cowash.
Descubra aqui 7 dicas para escolher um condicionador para cowash. |
Na técnica No Poo, também são excluídos os silicones insolúveis em água (liberados para quem usa shampoo).
Em ambos os casos, são abolidos os agentes oclusivos derivadas de petróleo (como o petrolatum, o óleo mineral e a vaselina).
Como o Máscara Black Power não possui nenhum dos ingredientes proibidos acima, ela pode ser usada por quem faz No Poo e por quem faz Low Poo.
Você sabia que existem termos que as propagandas de cosméticos usam em um sentido e você entende em outro completamente diferente? Veja alguns exemplos nos posts abaixo:
Embalagem
A embalagem é plástica, sua tampa é de rosca e abre com três quartos de giro.
O logotipo da linha tem um detalhe bastante significativo: a menina que estampa todos os produtos da linha, ostenta um black power colorido e tem o rosto dividido em duas cores que podem ser interpretados como dois tons de pele, um mais claro e outro mais escuro.
Os produtos da marca tem QR Codes que podem ser usados para acessar conteúdos relacionados à linha Black Power no site da marca.
O conteúdo é de 300g.
Quer saber mais sobre os parabenos? Quer entender de onde vem a má fama destes conservantes? Use os links abaixo:
Composição
Já chamamos a atenção de quem acompanha as postagens do blog para as fórmulas objetivas da Tutanat.
A marca aposta na super-concentração de ativos chave (escolhidos a dedo) ao invés de colocar "um pouquinho de cada coisa".
Entre os ativos escolhidos para a máscara está o azeite de oliva, óleo vegetal rico em ácidos graxos monoinsaturados (capazes de penetrar nos cabelos).
Você sabia que nem todos os óleos vegetais penetram nos cabelos? Leia mais sobre isso clicando no link. |
A PEG75-Lanolin, um derivado da lanolina, pode ser usada como agente condicionante, ajudando o produto a se manter em uma fase só (emulsificante).
O Cetearyl Alcohol também ajuda a manter a emulsão (co-emulsificante), com a vantagem de funcionar como emoliente, dá aquela sensação de maciez nos cabelos.
O Cetrimonium Chloride é um agente condicionante (Surfactante Catiônico), ajuda a desembaraçar e em algumas formulações dá aquela sensação de cabelo super molinho ao enxaguar (o famoso cabelo derretendo ou desmaiando).
Descubra aqui o que são Surfactantes Catiônicos. |
Há também um espessante de origem vegetal (Acacia Senegal Gum Extract), similar ao colágeno, contando - inclusive - com efeito tensor.
Caso esta seja sua primeira vez aqui no Cabeleira em Pé, te desejamos as boas vindas.
Vamos aproveitar para te explicar como funciona esta parte de "Ingredientes" nas resenhas aqui do blog.
Vamos detalhar abaixo todos os ingredientes da Máscara Tutanat Black Power , informando as funções de cada um deles.
Algumas destas "funções" tem links, quando alguma palavra estiver sublinhada, você pode clicar no link e descobrir mais sobre aquela classe de ingredientes em um outro texto.
Outro detalhe é que costumamos riscar (
Esclarecidos estes pontos, vamos adiante.
|
Ingredientes Máscara Black Power - Tutanat
Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.
Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Olea Europaea Fruit Oil: Azeite de Oliva.
Peg-75 Lanolin: Emoliente e Surfactante.
Acacia Senegal Gum Extract: Similar ao colágeno, atua na formação de cachos e redução do frizz. Espessante. Saiba mais sobre o colágeno vegetal neste link.
|
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
Isso não significa que ela seja difícil de espalhar ao longo dos cabelos, muito pelo contrário. Ela é cremosa e parece render bastante pois, mesmo em pequenas quantidades, ela se mostra fácil de espalhar.
O cheiro acompanha o restante da linha, lembra o cheiro do néctar de uma flor bem pequeninha, que parece uma trombeta, chamada flor-de-coral.
Está gostando da resenha? Siga-nos na sua rede social favorita e não perca os próximos textos do Cabeleira em Pé: |
Modo de uso Máscara Tutanat Black Power
As instruções da embalagem são simples e diretas.
Depois de lavar os cabelos, aplique a Máscara Tutanat Black Power ao longo dos fios.
Deixe agir por no mínimo cinco minutos - esta é a instrução do rótulo, portanto - se você tiver tempo - pode fazer uma pausa mais longa com este produto.
Enxágue em abundância para retirar completamente o tratamento dos fios.
Resultados Máscara Black Power - Tutanat
Na hora de enxaguar - aquela surpresa agradável - os cabelos ficam bem maleáveis, super molinhos mesmo, completamente desmaiados.
O resultado nos cabelos 100% secos é uma delícia, cabelo macio e muito sedoso ao toque. Fios brilhantes e frizz sob controle.
Gostou do vídeo? Inscreva-se no canal do Cabeleira em Pé no YouTube: |
Preço e onde encontrar
Os produtos Tutanat podem ser encontrados em grandes lojas de cosméticos em muitas regiões do país.
Se você não sabe onde encontrar na sua cidade você pode entrar em contato com a marca através da página oficial da Tutanat no Facebook e verificar a existência de revendedores na sua região.
Se você - como a gente - prefere fazer suas compras online, corre pro site da Rishon Cosméticos que o combo de produtos da linha Black Power tem preço especial e frete grátis.*
Você viu o infográfico da resenha visual do shampoo da linha Black Power no Pinterest do Cabeleira em Pé? Olha aí:
Infográficos como esse você encontra lá nos Murais do Cabeleira em Pé no Pinterest, siga-nos:
Cabeleira em Pé
__________
*Oferta por tempo limitado
Referências
¹ Dias, M. F. R. G. & cols. (2014).The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99. doi: 10.4103/0974-7753.139078
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.