Cowash da Linha Juba da Widicare - testamos e vamos contar tudo para você!
Uma das novidades para cuidar dos cabelos em casa são os produtos da linha Juba da Widi Care.
E adivinha quem foi que mandou a linha completa para o Cabeleira em Pé? A Dermabox Cosméticos, nossa super-parceira!
Veja todas as resenhas da linha Juba no Cabeleira em Pé:
- Resenha Shampoo Juba - Widi Care
- Resenha Cowash Juba - Widi Care
- Resenha Condicionador Juba - Widi Care
- Resenha Butter Oil - Tratamento Juba - Widi Care
- Resenha Máscara Juba - Widi Care
- Resenha Creme para Pentear Ondulando a Juba - Widi Care
- Resenha Creme para Pentear Encaracolando a Juba - Widi Care
- Resenha Geleia Seladora Modelando a Juba- Widi Care
- Juba Widi Care - Resenha Gommage Texturizadora
- Resenha Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care
Quando a gente postou a abertura da caixa lá no Instagram Stories do Cabeleira em Pé o produto que mais despertou a curiosidade foi o Cowash Juba.
Por esse motivo vamos começar falando justamente do creme de limpeza: seu pH, adequação às técnicas No Poo e Low Poo, características da embalagem, composição, modo de uso, resultado, aparência (textura, cor e cheiro) e onde encontrar.
Na resenha de hoje tem um "post dentro de um post" para falar a respeito do C13-15 Alkane - um ingrediente presente da fórmula de alguns produtos da linha Juba - na seção de Composição.
Solte a sua Juba e vem com a gente descobrir o que essa linha tem a oferecer!
|
pH: 3,5 - 4,5
O pH de um produto capilar é um dos muitos pontos a serem considerados na hora de escolher qualquer produto para os cuidados com os cabelos.
A faixa de pH escolhida para o Cowash Juba é bastante próxima do pH dos fios.
A limpeza não precisa - necessariamente - ser feita em pH alcalino. No caso do cowash Juba o reforço de um surfactante anfótero ajuda no processo de higienização, sendo possível acidificar mais o produto preservando os fios.
Esta faixa de pH impede que os fios absorvam água em excesso (o que pode danificar a cutícula)¹,² além de induzir o brilho dos cabelos ao fazer com que a cutícula fique mais "lisinha" e reflita melhor a luz.
Descubra alguns Mitos sobre o pH dos Shampoos. |
Produto liberado para No Poo, Low Poo e Cowash em novembro/2017
O No Poo - assim como o Low Poo - busca fugir das agressões dos "detergentes" dos shampoos, buscando outras alternativas de limpeza dos fios. O cowash é uma delas. Nesta técnica evita-se o uso de quaisquer ingredientes que se acumulem nos fios e que precisem de shampoo para limpeza.
Cowash é uma técnica de higienização que utiliza determinados condicionadores ou cremes de limpeza específicos para lavar os cabelos e o couro cabeludo. Estes produtos não podem ter quaisquer silicones nem oclusivos derivados de petróleo.
Por atender aos requisitos acima o produto é liberado para No Poo, Low Poo e Cowash.
Descubra aqui 7 dicas para escolher um condicionador para cowash. |
Embalagem
Quem não gosta de pump?
E um cowash com pump tamanho família? Tá bom pra você?
A embalagem do Cowash Juba é de um plástico bem flexível e frasco é cilíndrico e comprido.
O pump é de um plástico mais rígido e dispensa bastante produto.
Um ponto interessante é que o pump tem rosca. Se você apertar ele até o final (cuidado para não desperdiçar produto) e rosquear, é possível levá-lo em viagens sem medo de acidentes.
A quantidade de produto também não decepciona: são 500ml de cowash.
Quer ver produtos sem sulfatos e sem petrolatos para o corpo? Use os links abaixo para explorar as alternativas:
Composição Cowash Juba - Widi Care
A linha Juba da Widi Care foi pensada para cabelos cacheados e crespos - fios com estruturas mais frágeis e naturalmente mais ressecadas.
O cowash Juba conta com os ingredientes esperados de um condicionador de limpeza como alguns sais quaternários de amônia (como o Cetrimonium Choride e Behentrimonium Methosulfate) que ajudam a desembaraçar os fios e formar micelas que ajudam na higienização.
Behentrimonium Methosulfate é sulfato? Pra que serve? Faz mal? É liberado para Low Poo? |
O famoso anfótero também se encontra na fórmula deste cowash para dar aquela potencializada na limpeza.
Os produtos da linha Juba - incluindo o cowash - têm vários ingredientes dedicados à redução do frizz (são os descritos abaixo como antiestáticos), tentando atender a uma das principais reclamações de quem tem cabelos cacheados.
O cowash Juba também tem extratos naturais de avelã, cacau e menta (este último garante uma sensação fresquinha principalmente sob água fria).
Não podemos esquecer do óleos vegetais, representados pelo óleo de coco e linhaça dourada e pelas manteigas de murumuru e cacau.
Quer aprender a identificar os óleos que penetram nos fios e aqueles que ficam do lado de fora? Confira estes 4 textos e faça escolhas mais inteligentes na hora de nutrir, umectar e finalizar os fios com óleos vegetais:
Hemisqualane (C13-15 Alkane) é liberado ou proibido para No Poo e Low Poo?
Desde que a composição da linha Juba apareceu em um post de lançamentos liberados aqui no blog recebemos alguns questionamentos em relação ao ingrediente descrito na composição como C13-15 Alkane.
O nome assusta pois o termo "Alkane" está ligado aos hidrocarbonetos e estes, por sua vez fazem a gente pensar em "petrolatos".
Em contato com a Widi Care, descobrimos que o nome comercial do ingrediente é Neossance Hemisqualane, fabricado pela Amyris.
A partir disso começamos uma pesquisa independente a respeito do insumo e descobrimos se tratar de um emoliente não-comedogênico⁹, 100% saturado⁹,⁴ com grande apelo no mercado hoje em função da sua "pegada" eco-friendly.
Este alcano (C15H32)⁴,⁹ é obtido através da fermentação da cana de açúcar e sua síntese foi desenvolvida a partir do Squalano (versão hidrogenada do Squaleno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele³ e no azeite de oliva). O Squalano também está presente nesta camada lipídica⁴ mas em quantidade menor.
Vamos explicar - baseado em material que colhemos sobre o ingrediente, cujas referências estão no final deste post - porque acreditamos que o C13-15 Alkane é liberado para No Poo e Low Poo.
O Hemisqualane é composto principalmente (95%⁴) do hidrocarboneto C15H32 - e os outros 5% de C13 e C14 - portanto, tem cadeias de carbono curtas (e por isso não causaria acúmulo nos fios e seria possível higienizá-los apenas com cowash).
Não encontramos qualquer material que falasse a respeito de qualquer propriedade oclusiva ou formadora de filme, o maior problema no caso de parte dos hidrocarbonetos no Petrolatum e no Óleo Mineral⁷.
Há - inclusive - material que afirma que o Hemisqualano penetra na haste capilar⁴, e formadores de filme costumam ser - justamente - moléculas que se depositam do lado de fora dos fios.
Entramos em contato com a Dermabox para saber qual era o posicionamento deles em relação ao C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane) e eles já haviam questionado a Widi Care antes de começar a comercializar os produtos na loja virtual.
O laboratório da Widi Care informou que este insumo é novo no mercado e que o mesmo não se deposita sobre os fios - ou seja, não é um formador de filme oclusivo. A empresa destacou também a biodegradabilidade e todos as certificações que o Hemisqualane tem - como a Ecocert e USDA.
Outra questão importante é que C13-15 Alkane não é o único INCI (nomenclatura técnica internacional) do Hemisqualane. Materiais mais recentes⁴,⁵ do fabricante indicam o uso do INCI "Hydrogenated Farnesene" - INCI encontrado em vários produtos liberados para No Poo e usados há anos sem relato de acúmulo de resíduos no cabelo.
Essa confusão poderia ser evitada pela simples atualização do INCI do Hemisqualane de C13-15 Alkane para Hydrogenated Farenesene - como consta no catálogo 2017/2018 da Dinaco⁴ - distribuidora dos produtos Neossance da Amyris no Brasil.
Você está com o cabelo ressecado, sem vida e sem movimento? Isso pode ser build up, entenda nos textos abaixo:
A similaridade entre o Faneseno Hidrogenado (C15H32) e o C13-15 Alkane é corroborada em material da Comissão Européia⁸ e a mesma informação é encontrada em patente de 2016⁶.
Levando em consideração que :
a) a cadeia curta do C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane);
b) a ausência de material que sugira oclusão ou formação de filme semelhante ao Petrolatum/ Óleo Mineral;
c) o material que afirma que este hidrocarboneto é absorvido pela haste capilar;
d) a retificação em prol do uso do INCI Hydrogenated Farnesene (ao invés de C13-15 Alkane), INCI usado em produtos liberados para No Poo de outras marcas e
e) a informação do laboratório de que o ingrediente não é depositado sobre as hastes
Não vemos oposição ao uso do Neossance Hemisqualane nas rotinas No Poo e Low Poo.
Se você tem produtos que contém C13-15 Alkane, nosso conselho é verificar com a marca do produto qual o nome comercial do ingrediente, já que podem existir outros insumos (bastante diferentes) com o mesmo INCI.
Em relação a outros ingredientes contemplados pelo INCI C13-15 Alkane - não temos pesquisa suficiente para afirmar se podem ser usados nas rotinas No Poo e Low Poo.
Cada caso deve ser avaliado individualmente. A literatura usada para basear essa seção da nossa resenha foi exclusivamente do Hemisqualane da Neossance.
Se você tiver outros materiais sobre o Hemisqualane, divida com a gente! Assim podemos construir um juízo ainda mais embasado sobre este insumo.
Se ainda existirem dúvidas em relação à "proibição" do uso do Petrolatum e outros formadores de filme oclusivos derivados de petróleo, você pode ler os seguintes materiais:
Feitas estas considerações, transcreveremos abaixo a composição completa do Cowash Juba justamente com uma classificação simples dos ingredientes.
Quando houver link, você pode visitar textos aqui do blog que falam mais sobre aquele tipo de ingrediente.
Se o texto estiver
Está deixando o cabelo crescer? Conheça os penteados protetores, o segredo para vencer a barreira dos ombros. |
Ingredientes Cowash Juba
Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.
Behentrimonium Methosulfate: Saiba mais sobre o Behentrimonium Methosulfate clicando aqui. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Hydroxypropyl Starch Phosphate: Agente de volume.
Ceteareth-20: Emoliente. Emulsificante. Surfactante (limpeza e agente solubilizante).
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride: Agente Condicionante. Antiestático. Formador de filme.
PVP: Agente Condicionante. Formador de filme.
Polyquaternium 10: Antiestático. Formador de filme. Pode ser usado em fixadores de cabelo.
Polyquaternium 7: Antiestático. Formador de filme. Pode ser usado em fixadores de cabelo.
Cocamidopropyl Betaine: Surfactante anfótero (Cauda com 19 carbonos). Agente Condicionante. Espumante. Agente de limpeza.
Astrocaryum Murumuru Seed Butter: Manteiga de Murumuru.
Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de Linhaça Dourada.
Cocos Nucifera Oil: Óleo de Coco.
Theobroma Cacao Seed Extract: Extrato de Cacau.
Corylus Avellana Seed Extract: Extrato de Avelã.
Mentha Piperita Leaf Extract: Extrato de folhas de menta.
Tratamentos da Widi Care? Confira nas resenhas abaixo:
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
O Cowash Juba da Widi Care é um creme consistente e fácil de espalhar e não é difícil retirá-lo do frasco com ajuda do mega-pump.
O produto não tem corantes e a cor dele é bem branquinha.
O cheiro é herbal e bem refrescante, com notas bem pronunciadas de menta.
O cheiro não permanece depois de seco.
Quer saber mais sobre Co wash? Não deixe de Ler estes textos:
- Audiolivro: Como Fazer Co-wash - Orientações e Dicas para Quem quer Lavar os Cabelos com Condicionador
- Manual do Co Wash: Como fazer, Como começar, Como lavar corretamente, Como Potencializar e muito +
- Qual a diferença entre condicionador de limpeza e Co wash?
- Shampoo No Poo Existe? Saiba mais sobre a Higienização dos cabelos na técnica No Poo
- 7 dicas para escolher um condicionador para co wash
- Co wash com anfótero retira silicones dos Cabelos?
- Preciso fazer Low Poo ou No Poo para fazer co wash?
- Quem faz Low Poo pode fazer cowash? E quem não faz nem No Poo nem Low Poo?
Modo de uso Cowash Juba
A Widi Care dá um conselho interessante nas instruções do cowash Juba.
A dica é começar aplicando um pouco do produto no comprimento dos fios para desembaraçar antes de começar a aplicação no couro cabeludo.
Depois deste desembaraço, o conselho é aplicar sobre o couro cabeludo, fazendo aquela massagem carinhos, sem força, sem unha... É a hora de fazer aquele cafuné que você merece.
Depois da massagem é só enxaguar completamente o produto dos fios.
Mais dicas de como lavar os cabelos com cowash no texto: Cowash: Como fazer, Como começar, Como lavar corretamente, Como Potencializar e muito +. |
Cowash Juba: Resultados
O Cowash Juba limpou direitinho os fios deixando-os bem soltinhos.
O cabelo que a gente testou é um ondulado do tipo 2a - e mesmo não sendo o público-alvo do produto - o resultado foi o que se espera de um produto com juba no nome: deu aquela turbinada no volume.
Inscreva-se no canal do Cabeleira em Pé para receber nossos vídeos em primeira mão, ative as notificações e não perca nenhum vídeo do Cabeleira em Pé! |
Onde encontrar
Você sabia que pode comprar a linha Widi Care Juba completinha sem sair de casa?
É só clicar neste link aqui: Dermabox Cosméticos e se conferir todos os produtos da linha Juba lá na Derma.
Para visitar as páginas dos produtos da linha Juba na Dermabox, é só usar os links abaixo:
>
__________- Shampoo Higienizando a Juba - Widi Care
- Cowash Juba - Widi Care
- Condicionador Juba - Widi Care
- Máscara Juba - Widi Care
- Creme Para pentear Ondulando a Juba - Widi Care
- Creme Para pentear Encaracolando a Juba - Widi Care
- Creme para Pentear Encrespando a Juba - Widi Care
- Mousse Criador de Cachos Juba - Widi Care
- Bruma Hidratante Revitalizando a Juba - Widi Care
- Combo Widi Care Juba - Cabelos Crespos
- Combo Widi Care Juba - Cabelos Cacheados
Referências
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
⁴ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁵ Dinaco (2017). Guia de Produtos: Cabelo 2017-2018.
⁶ Wells, Jason; Ho, Liwenny; Ho, Willbe; Tirmizi, Shakeel & Baralt, Eduardo (2016). Selective Partial Hydrogenation Of Beta-farnesene. Wipo Patent Application Wo/2016/064853.
⁷ Davis-Sivasothy, A. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
⁸ European Comission (2015). From the Sugar Platform to Biofuels and Biochemicals. Final report for the European Commission Directorate-General Energy.
⁹ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane.