Mousse Juba da Widi Care: Testamos e vamos contar tudo para você!
Trata-se da linha Juba composta por um higienizador (cowash), um creme para pentear para cabelos do tipo 3 (encaracolados), um creme para pentear para cachos do tipo 4 (crespos) e uma mousse para ajudar ainda mais na definição das molas.
Quem enviou os produtos para a gente foi a Dermabox Cosméticos, e é lógico que clicando no link você encontra toda a linha Juba e uma seleção de produtos liberados para No Poo e Low Poo.
Depois de termos resenhado o cowash e o creme para pentear tipo 3, vamos terminar esse ciclo de resenhas com a Mousse da linha Juba.
Falaremos de :
- pH
- No Poo e Low Poo
- Embalagem
- Ingredientes da composição
- Como aplicar
- Aparência (já que esta não é uma mousse comum)
- Resultado
- Onde encontrar
Vem com a gente descobrir uma série de coisas bacanas sobre este Criador de Cachos da Widi Care!
Veja todas as resenhas da linha Juba no Cabeleira em Pé:
- Resenha Shampoo Juba - Widi Care
- Resenha Cowash Juba - Widi Care
- Resenha Condicionador Juba - Widi Care
- Resenha Butter Oil - Tratamento Juba - Widi Care
- Resenha Máscara Juba - Widi Care
- Resenha Creme para Pentear Ondulando a Juba - Widi Care
- Resenha Creme para Pentear Encaracolando a Juba - Widi Care
- Resenha Geleia Seladora Modelando a Juba- Widi Care
- Juba Widi Care - Resenha Gommage Texturizadora
- Resenha Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care
pH: 3,5 - 4,5
Mas não se pode negar a influência que esta característica tem sobre a aparência dos cabelos.¹,²
De acordo com um estudo de 2014,⁴ o pH do fio (do comprimento do cabelo) gira por volta de 3,67.
O pH entre 3,5 e 4,5 da Mousse Juba é interessante para um finalizador pois o pH levemente ácido faz com que a superfície da cutícula fique mais regular e reflita melhor a luz.
O resultado disso? Cabelo mais brilhante - quem não quer?
Descubra A verdade assustadora sobre o pH de shampoos no Brasil. |
Produto liberado para No Poo, Low Poo em outubro/2017
Para quem não conhece, no Low Poo o shampoo tradicional é substituído por alternativas sem surfactantes agressivos ("detergentes" fortes usados nos shampoos como os "sulfatos"). Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo cuja deposição não é facilmente higienizada com shampoos liberados.
Na rotina No Poo o uso periódico de shampoo é deixado de lado e a higienização é feita de outras formas, uma delas é o cowash. Nesta técnica são evitados - além dos "petrolatos" - os silicones insolúveis em água, pois pode ser difícil livrar-se deles sem a ajuda de shampoo.
Entenda o que é cowash com anfótero e se ele limpa silicones insolúveis dos cabelos. |
Embalagem
A primeira vista, a embalagem do Criador de Cachos em mousse da linha Juba pode parecer uma embalagem normal de produtos sob pressão.
Mas uma segunda inspeção trará uma surpresa: o conteúdo não é pressurizado.
Essa Mousse da Widi Care é envasada em uma embalagem cilíndrica de plástico - bem diferente do que costumamos ver: latas e conteúdo sob pressão.
A espuma se forma em um pump especial, chamado de válvula espumadora, que transforma o conteúdo líquido em uma espuma cremosa.
O conteúdo é de 200ml.
|
Composição Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care
Assim como o Creme para Pentear, a Mousse da Linha Juba tem extratos de avelã e cacau, além disso tem reforço de óleos vegetais como o óleo de coco, a manteiga de murumuru e o óleo de linhaça dourada.
Outro ingrediente usado no mousse (e que aparece também nos cremes para pentear) é o Hemisqualane - comercializado sob o selo da Neossance da Amirys (cujo INCI é C13-15 Alkane) um ingrediente emoliente⁶ criado a partir da fermentação da cana de açúcar, não-comedogênico⁶ e 100% saturado⁵,⁶. Diz-se até que ele é capaz de penetrar na haste capilar.⁵
Hemisqualane (C13-15 Alkane) é liberado ou proibido para No Poo e Low Poo?
Desde que a composição da linha Juba apareceu em um post de lançamentos liberados aqui no blog recebemos alguns questionamentos em relação ao ingrediente descrito na composição como C13-15 Alkane.
O nome assusta pois o termo "Alkane" está ligado aos hidrocarbonetos e estes, por sua vez fazem a gente pensar em "petrolatos".
Em contato com a Widi Care, descobrimos que o nome comercial do ingrediente é Neossance Hemisqualane, fabricado pela Amyris.
A partir disso começamos uma pesquisa INDEPENDENTE a respeito do insumo e descobrimos se tratar de um emoliente não-comedogênico, 100% saturado, com grande apelo no mercado hoje em função da sua "pegada" eco-friendly.
Este alcano (C15H32) é obtido através da fermentação da cana de açúcar e sua síntese foi desenvolvida a partir do Squalano (versão hidrogenada do Squaleno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele e no azeite de oliva). O Squalano também está presente nesta camada lipídica mas em quantidade menor.
Vamos explicar - baseado em material que colhemos sobre o ingrediente, cujas referências estão no final do post do cowash - porque acreditamos que o C13-15 Alkane é liberado para No Poo e Low Poo.
O Hemisqualane é composto principalmente (95%) do hidrocarboneto C15H32 - e os outros 5% de C13 e C14 - portanto, tem cadeias de carbono curtas (e por isso não causaria acúmulo nos fios e seria possível higienizá-los apenas com cowash).
Não encontramos qualquer material que falasse a respeito de qualquer propriedade oclusiva ou formadora de filme, o maior problema no caso de parte dos hidrocarbonetos no Petrolatum e no Óleo Mineral.
Há - inclusive - material que afirma que o Hemisqualano penetra na haste capilar, e formadores de filme costumam ser - justamente - moléculas que se depositam do lado de fora dos fios.
Entramos em contato com a Dermabox para saber qual era o posicionamento deles em relação ao C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane) e eles já haviam questionado a Widi Care antes de começar a comercializar os produtos na loja virtual.
O laboratório da Widi Care informou que este insumo é novo no mercado e que o mesmo não se deposita sobre os fios - ou seja, não é um formador de filme oclusivo. A empresa destacou também a biodegradabilidade e todos as certificações que o Hemisqualane tem - como a Ecocert e USDA.
Outra questão importante é que C13-15 Alkane não é o único INCI (nomenclatura técnica internacional) do Hemisqualane. Materiais mais recentes do fabricante indicam o uso do INCI "Hydrogenated Farnesene" - INCI encontrado em vários produtos liberados para No Poo e usados há anos sem relato de acúmulo de resíduos no cabelo.
Essa confusão poderia ser evitada pela simples atualização do INCI do Hemisqualane de C13-15 Alkane para Hydrogenated Farenesene - como consta no catálogo 2017/2018 da Dinaco - distribuidora dos produtos Neossance da Amyris no Brasil.
A similaridade entre o Faneseno Hidrogenado (C15H32) e o C13-15 Alkane é corroborada em material da Comissão Européia e a mesma informação é encontrada em patente de 2016.
Levando em consideração que :
a) a cadeia curta do C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane);
b) a ausência de material que sugira oclusão ou formação de filme semelhante ao Petrolatum/ Óleo Mineral;
c) o material que afirma que este hidrocarboneto é absorvido pela haste capilar;
d) a retificação em prol do uso do INCI Hydrogenated Farnesene (ao invés de C13-15 Alkane), INCI usado em produtos liberados para No Poo de outras marcas e
e) a informação do laboratório de que o ingrediente não é depositado sobre as hastes
Não vemos oposição ao uso do Neossance Hemisqualane nas rotinas No Poo e Low Poo.
Se você tem produtos que contém C13-15 Alkane, nosso conselho é verificar com a marca do produto qual o nome comercial do ingrediente, já que podem existir outros insumos (bastante diferentes) com o mesmo INCI.
Em relação a outros ingredientes contemplados pelo INCI C13-15 Alkane - não temos pesquisa suficiente para afirmar se podem ser usados nas rotinas No Poo e Low Poo.
Cada caso deve ser avaliado individualmente. A literatura usada para basear essa seção da nossa resenha foi exclusivamente do Hemisqualane da Neossance.
Se você tiver outros materiais sobre o Hemisqualane, divida com a gente! Assim podemos construir um juízo ainda mais embasado sobre este insumo.
Esta explicação foi retirada da Resenha do Cowash da linha Juba. Lá é possível ver também a lista de fontes usadas nesta pesquisa.
Por se tratar de um finalizador com fixação, não poderiam faltar ingredientes que ajudassem nesta definição e sustentação dos cachos.
Estes ingredientes são chamados formadores de filme e são representados nesta fórmula pelo Polyquaternium-55, Polyurethane-34 e o PVP. O primeiro ainda oferece proteção térmica.
Leia mais sobre os Formadores de filme neste post de Termos Técnicos. |
A composição deste produto da Widi Care é bem enxuta. Abaixo você tem acesso a lista completa de ingredientes e suas funções.
Se a descrição do ingrediente tiver link você pode ler mais sobre aquela classe de substâncias aqui no blog, é só clicar.
Você vai notar alguns trechos da composição riscados (
Parabenos fazem mal? Descubra neste link. |
Ingredientes Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care
Polyquaternium 55: Formador de filme. Fixador. Reduz os efeitos negativos do calor sobre os fios.⁷
Polyurethane-34: Formador de filme. Ingrediente com memória elástica. Ajuda a Modelar os fios e manter sua forma.
PVP: Formador de filme. Fixador.
Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de Linhaça Dourada.
Cocos Nucifera Oil: Óleo de Coco.
Theobroma Cacao Seed Extract: Extrato de Cacau.
Corylus Avellana Seed Extract: Extrato de Avelã.
C13-15 Alkane: Leia mais sobre o Neossance Hemisqualane da Amyris nesta resenha. Emoliente.
Descubra porque as ferramentas de modelagem como a chapinha, o secador e o baby-liss fazem mal para os cabelos. |
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
Antes de ser uma mousse, o Criador de Cachos Juba é um líquido completamente transparente.
Ao passar pela válvula espumadora o resultado é uma espuma bem cremosa e levemente areada.
Se for espalhada nas mãos volta facilmente ao estado líquido-viscoso.
A Widi Care escolheu para os finalizadores da linha Juba um perfume frutado com notas doces, frescas e cítricas.
Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui! |
Modo de uso Juba Mousse Criador de Cachos
Como a Mousse Juba é menos aerada que as mousses pressurizadas, a Widi Care aconselha usar em pequena quantidade - vá testando para achar a quantidade ideal para seus cabelos (usamos 2 pumps).
A aplicação deve ser feita nos cabelos úmidos, da raiz às pontas.
Usamos a mousse após a aplicação do Creme para Pentear Encaracolando a Juba e amassamos apenas para garantir fitas com curvas mais definidas.
Como o produto tem proteção térmica, você pode secar (se usar o difusor vai ajudar a definição), Nada impede você de deixar secar naturalmente (como foi o nosso caso).
Vem conhecer mais produtos da Widi Care nessas resenhas:
#SolteSuaJuba: Resultado Widi Care Juba Mousse Criador de Cachos
É possível notar que com o auxílio da mousse o cabelo teve as curvas mais acentuadas, mas nada absurdo (em relação ao creme para pentear da linha usado sozinho).
No sensorial a diferença é mais nítida do que visualmente: você sente que os cabelos estão mais modelados quando usa a mousse, o cabelo fica durinho, modelado e comportado - versus finalização apenas com o creme para pentear.
Depois de quebrar o cabelo não fica opaco e nem observamos qualquer casquinha da película formada pelos ingredientes da mousse.
Confira algumas edições do Transi(inspira)ção aqui no Cabeleira em Pé:
Onde encontrar
Clique aqui para visitar a Dermabox Cosméticos, que tem uma página exclusiva dedicada aos produtos da linha Juba lá no site, assim você encontra todos eles sem dificuldade, bacana né?
E não é só a linha Juba que você encontra na Derma. Tem uma porção de outros produtos liberados da Widi Care por lá, aproveita pra conhecer todos eles!
Para visitar as páginas dos produtos da linha Juba na Dermabox, é só usar os links abaixo:
__________- Shampoo Higienizando a Juba - Widi Care
- Cowash Juba - Widi Care
- Condicionador Juba - Widi Care
- Máscara Juba - Widi Care
- Creme Para pentear Ondulando a Juba - Widi Care
- Creme Para pentear Encaracolando a Juba - Widi Care
- Creme para Pentear Encrespando a Juba - Widi Care
- Mousse Criador de Cachos Juba - Widi Care
- Bruma Hidratante Revitalizando a Juba - Widi Care
- Combo Widi Care Juba - Cabelos Crespos
- Combo Widi Care Juba - Cabelos Cacheados
Referências
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
⁴ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁵ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁶ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane.
⁷ Ashland (2015). Styleze™ W-20 Polymer. (Brochura).