Co Wash Eu Escolho Cachos - Nazca Origem
Vamos falar de um dos primeiros produtos direcionados para o público Low Poo e No Poo da Nazca?Há alguns anos, a marca lançou a linha Eu Escolho Cachos, com direito a shampoo sem sulfato e co wash.
É justamente deste último que vamos falar na resenha de hoje: do Co Wash Eu Escolho Cachos da família Origem da Nazca.
Nesta resenha vamos falar de pH, No Poo, Low Poo, embalagem, ingredientes da composição, aparência, modo de usar, resultado, preço e onde você pode encontrar para comprar.
Quer saber isso tudo a respeito do co wash Eu escolho Cachos? Então segue a leitura com a gente pra descobrir todos os detalhes.
pH: Não Informado
Entramos em contato com a Nazca através das redes sociais e Serviço de Atendimento ao Cliente.
Através do Instagram recebemos a resposta de que:
O pH do produto é balanceado, foram equilibrados para atender todos os tipo de cabelo.
Ainda estamos aguardando a resposta do SAC. Sabemos que esta é uma das partes das nossas resenhas que vocês mais gostam, mas... quando a empresa não facilita o acesso a essa informação a gente fica de mãos atadas.
Se houver posicionamento do SAC em relação ao nosso questionamento, a gente volta aqui para incluir a informação. Combinado?
Descubra mais que o óbvio sobre o pH de produtos capilares neste post para iniciantes e avançados. |
Produto liberado para Low Poo, No Poo e Co Wash em novembro/2016
No Poo e Low Poo são técnicas de cuidados com os cabelos que abrem mão da limpeza com shampoos tradicionais (aqueles com super-detergentes como o Sodium Laureth Sulfate).
Quem faz Low Poo evita estes detergentes, optando por surfactantes mais suaves. Evita também o uso de determinados oclusivos derivados de petróleo (como o petrolatum).
Já quem faz No Poo abandona o uso regular do shampoo - evitando silicones insolúveis em água e "petrolatos" - passando a higienizar couro cabeludo e os fios de outras maneiras, a mais comum delas é através de co wash.
Quem faz Low Poo pode fazer co wash? E quem não faz? |
O co wash Eu Escolho Cachos da Nazca é um produto adequado para esse tipo de limpeza, não possui ingredientes proibidos para quem faz No Poo e Low Poo.
O produto é multifuncional, podendo ser usado como higienizador e como condicionador também.
Embalagem
A embalagem é do tipo garrafinha. É feita em plástico maleável branco e fosco.
A tampa em plástico preto é do tipo pull-top - aquelas que costumamos ver em cremes para pentear.
A identidade visual segue o padrão da linha Eu Escolho Cachos, com color-blocking e rabiscos encaracolados.
O Co Wash Eu Escolho Cachos é maior do que a maioria dos produtos da linha, tendo 500ml.
O que é Baixo Poo, Few Poo, Less Poo, Light Poo, Soft Poo?. Descubra aqui. |
Composição Condicionador e Co Wash Eu Escolho Cachos - Origem Nazca
Os condicionadores de limpeza (e muitos condicionadores tradicionais) têm ingredientes capazes de emulsionar e facilitar o enxágue de gorduras, por isso podem ser aliados importantes para quem está buscando formas mais suaves de limpeza do couro cabeludo.
Se você se interessou pela possibilidade de lavar os cabelos sem ressecá-los, dá uma olhadinha nestes materiais sobre a técnica co wash:
Mas o que temos de ingredientes nesta composição do Co wash Eu Escolho Cachos da Nazca?O produto tem agentes condicionantes amplamente utilizados no mercado como o Cetrimonium Chloride e o Behentrimonium Chloride - que ajudam a desembaraçar o cabelo, deixam um sensorial sedoso e diminuem o frizz.³
A composição do co wash Eu Escolho Cachos também tem ingredientes emolientes (que ajudam a deixar o cabelo macio e maleável), o Cetearyl Alcohol e o Shea Butter Cetyl Esters.
Para ajudar a deixar o cabelo mais hidratado, a Nazca ainda turbinou este co wash com ingredientes higroscópicos como a glicerina, o pantenol e o xilitol.
O pantenol - além de hidratar os fios - ainda têm uma série de benefícios para a pele, e como aplicação do co wash é feita sobre o couro cabeludo, ele também pode se beneficiar das ações regenerativa⁴ e de reforço da barreira cutânea⁹ oferecidas pelo pantenol.
O que é Pantenol? É bom para pele? O que o Pantenol faz no Cabelo? Afinal de contas para que serve? |
A Nazca ainda capricha na seleção de extratos vegetais incluindo no co wash Eu Escolho Cachos: óleo de coco, manteiga de murumuru, óleo de abacate, extrato de linhaça e extrato de chia.
O óleo de coco,⁵ a manteiga de murumuru⁶ e o óleo de abacate⁷ são ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, que tem potencial de absorção pelos fios,⁸ agindo como reposição de conteúdo gorduroso que o interior da fibra vai perdendo ao longo do tempo.
Quer aprender a identificar os óleos que penetram nos fios e aqueles que ficam do lado de fora? Confira estes 4 textos e faça escolhas mais inteligentes na hora de nutrir, umectar e finalizar os fios com óleos vegetais:
Se você quer saber todos os ingredientes da composição do co wash Eu Quero Cachos da Nazca, a nossa resenha traz abaixo a transcrição de todas as substâncias usadas na fórmula.
Ao lado se cada uma delas, você encontra uma breve classificação e às vezes alguns links que podem ajudar a entender mais sobre aquela classe de substâncias, é só clicar e esperar o redirecionamento para um texto sobre aquela classe de substâncias.
Você pode observar também alguns ingredientes riscados
|
Ingredientes Co Wash Nazca Origem eu Escolho Cachos
Cetaryl Alcohol: É um álcool graxo que amacia e deixa os fios escorregadios ao toque. Emoliente.
Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia.
Cocos Nucifera Oil: Óleo de coco.
Persea Gratissima (Avocado) Oil: Óleo de Abacate.
Glycerin: Umectante.
PPG-14 Butyl Ether: Agente Condicionante.
Astrocaryum Murumuru Seed Butter: Manteiga de murumuru.
Panthenol: Umectante. Leia mais sobre o Pantenol aqui.
Linum Usitatissimum Seed Extract: Extrato de linhaça.
DMDM Hydantoin: Conservante.
Salvia Hispanica Seed Extract: Extrato de chia.
Xylitol: Umectante.
Qual a relação entre o uso de 'Petrolatos' e o Crescimento Capilar? Descubra aqui porque o No Poo e Low Poo podem ajudar o seu Projeto Rapunzel. |
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
O Co wash Eu Escolho Cachos da Origem tem cor branca e textura fluída-firme e levemente pegajosa.
Ao ser aplicado nos fios, a massagem sobre o couro cabeludo úmido forma uma emulsão mais leve, mas não escorre.
O cheiro lembra frutas em especial notas de frutas vermelhas como morango, framboesa e amora.
Modo de usar Co Wash Origem Eu Escolho Cachos - Nazca
Com os cabelos molhados, aplique uma pequena quantidade do co wash Eu Escolho Cachos nas mãos e distribua sobre o couro cabeludo, massageando com carinho. Pode ir aplicando até conseguir o suficiente para cobrir todo o couro cabeludo.
Depois de massagear bem o couro cabeludo é só enxaguar.
Se quiser condicionar pode usar o mesmo produto, lembra? O Co wash Eu Escolho Cachos também é adequado para condicionar os fios, é só aplicar no comprimento dos fios, desfazer os nós, deixar agir por alguns minutinhos e enxaguar.
Resultado Origem Eu Escolho Cachos - o Co Wash da Nazca
Ao ser usado como condicionador, o 2 em 1 Eu Escolho Cachos mostra uma boa performance de desembaraçamento.
Muitas pessoas buscam condicionadores de limpeza reforçados com surfactantes anfóteros como a Cocamidopropyl Betaína, em busca de uma limpeza extra.
O Co Wash Eu Escolho Cachos da Origem mostra que uma formulação pode ser suficientemente limpante sem a presença destes ingredientes.
O couro cabeludo fica limpinho e a raiz dos cabelos super-solta e com volume, como pode ser notado neste antes e depois.
Preço e Onde comprar o Co Wash Origem Eu Escolho Cachos da Nazca
A Nazca tem um portfólio com uma série de famílias, entre elas a Origem, cujos preços podem ser considerados acessíveis.
Produtos da Nazca podem ser encontrados em casas especializadas em cosméticos e em algumas regiões do país é possível inclusive comprar produtos da linha Origem em supermercados e farmácias.
O Co Wash Eu Escolho Cachos custa aproximadamente R$18,00, variando de acordo com a loja e região do país.
Temos uma série de pastas temáticas no Pinterest do Cabeleira em Pé. Dê uma olhadinha e não esqueça de seguir suas pastas favoritas.
__________
Referências
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Johnson, D. H. (1997). Hair and hair care. Marcel Dekker.
⁴ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310
⁵ Callegari, F. C., Cren, E. C., & Andrade, M. H. C. (n.d.). PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DOS ÓLEOS DA MACAÚBA (ACROCOMIA ACULEATA (JACQ.) LODD. EX MART) NO DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICOS. Retrieved from http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/chemicalengineeringproceedings/cobeq2014/0790-23843-177716.pdf
⁶ Morais, L. R. B., & Gutjahr, E. (2012). Química de Oleaginosas - Valorização da Biodiversidade Amazônica. (Ed. do Autor, Ed.). Belém, PA. Retrieved from http://www.icbsena.com.br/livro.php?id_livro=431&autor_livros=Morais, Luiz Roberto Barbosa; Gutjahr, Ekkehard
⁷ Massafera, G., Maria, T., Costa, B., Dutra, J. E., & Oliveira, D. (2010). COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DO MESOCARPO E DA SEMENTE DE CULTIVARES DE ABACATE (PERSEA AMERICANA, MILL.) DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO, SP*, 21(2), 325–331. Retrieved from http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/940/a20v21n2.pdf
⁸ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁹ Biro, K., ThaCi, D., Ochsendorf, F. R., Kaufmann, R., & Boehncke, W.-H. (2003). Efficacy of dexpanthenol in skin protection against irritation: a double-blind, placebo-controlled study. Contact Dermatitis, 49(2), 80–84. https://doi.org/10.1111/j.0105-1873.2003.00184.x