Emulsificante: o que é? Como é usado em Cosméticos
Esse post faz parte de uma série de textos sobre termos técnicos. Se você está aqui, provavelmente tem interesse em saber mais sobre os ingredientes que usa nas rotinas de higiene e beleza do seu dia-a-dia.
Hoje, falaremos de uma classe de substâncias que aparecem com frequência em diversos produtos para a pele e cabelos: o que é emulsificante?
Emulsificantes são substâncias usadas em uma série de formulações cosméticas.
Mas suas aplicações não se restringem à indústria de produtos para os cabelos.
Os emulsificantes também são usados vastamente em outra grande área das nossas vidas: na cozinha / culinária.
Abaixo vamos conversar sobre as propriedades dos emulsificantes e porque eles estão presentes em tantos cosméticos e alimentos.
Descubra outros termos técnicos:
O que é Emulsificante?
A maior parte dos produtos usados como condicionadores, máscaras e cremes para pentear são emulsões, ou seja, misturas homogêneas de substância oleosas e aquosas.
O uso de emulsificantes também costuma fazer com que as misturas fiquem mais aeradas, trazendo um sensorial mais cremoso e menos oleoso durante a aplicação.
Vamos falar do porquê certos produtos para cabelo são mais caros que outros? Clique para entender os motivos de um produto custar R$8,00 e outro R$280,00. |
Como funciona um Emulsificante Cosmético?
Já falamos em outros momentos a respeito da ação de determinados surfactantes sobre as gorduras, em especial quando discutimos temas que envolvem o termo "micelar" e como ocorre a limpeza por co wash.
Mas vamos recapitular aqui. Os emulsificantes nada mais são do que surfactantes, substâncias cujas extremidades tem afinidades opostas (pense em um soldadinho com a cabeça que gosta de água e a o corpo que gosta de óleo)
Um emulsificante cosméticos é composto de um exército desses soldadinhos.
Quer ver onde já falamos de emulsões e suas aplicações em cosméticos de limpeza? Clique nos links abaixo:
Quando essas substâncias são adicionadas à formulações com água e óleo - em um produto para a pele, por exemplo, usando um emulsificante para creme hidratante - podemos transformar a mistura bifásica de água e óleo em uma loção cremosa composta de ingredientes que não se misturariam sem a ajuda do emulsificante cosmético.
Quimicamente o que ocorre é que os emulsificantes auxiliam a formação de uma emulsão. Como as "cabeças" dos nossos soldadinhos gostam de água (e não gostam de óleo) e o corpinho deles gosta de óleo (mas não curte água), os emulsificantes se organizam em torno de pequenas porções de óleo, tornando-o dispersível na água, acabando com as duas fases e deixando o produto homogêneo.
No gráfico a seguir fica mais fácil de entender.
Como nem todos nós temos a oportunidade de usar um emulsificante cosmético, vamos pensar em exemplos do dia-a-dia da cozinha que nos mostram como funcionam essas substâncias.
Sabe aquela panela que você usou para fazer fritura em imersão (tipo batata frita ou pastel). Depois de descartar a gordura (de preferência de forma seletiva), quando você joga água na panela, a água e os resíduos do óleo não se misturam, correto?
O que acontece quando você joga detergente e agita delicadamente essa água?
O óleo e a água se misturam e formam um líquido branco: essa é uma emulsão de água e óleo, e o emulsificante presente no detergente de louça - provavelmente o Sodium Lauryl Sulfate - é a substância que permite que essa mistura ocorra.
Emulsões também estão presentes em receitas como a de maionese caseira (onde os ovos funcionam como emulsificantes) e o Emustab é um emulsificante bastante usado em sorvetes e bolos.
Quer saber mais sobre Co wash? Não deixe de Ler estes textos e resenhas:
- Audiolivro: Como Fazer Co-wash - Orientações e Dicas para Quem quer Lavar os Cabelos com Condicionador
- Manual do Co Wash: Como fazer, Como começar, Como lavar corretamente, Como Potencializar e muito +
- 7 dicas para escolher um condicionador para co wash
- Qual a diferença entre condicionador de limpeza e Co wash?
- Shampoo No Poo Existe? Saiba mais sobre a Higienização dos cabelos na técnica No Poo
- Nick Vick Cachos No Poo - Resenha do 3 em 1
- 15 Opções de Co wash Suave
- 10 Opções de Co wash Turbinado (com anfótero) - Parte 2
- 10 Opções de Condicionador Limpante com anfótero - Parte 4
- Mercado e Farmácia: Produtos liberados para Co Wash - Parte 3
- Preciso fazer Low Poo ou No Poo para fazer co wash?
- Co wash com anfótero retira silicones dos Cabelos?
- Quem faz Low Poo pode fazer cowash? E quem não faz nem No Poo nem Low Poo?
Emulsificantes nem sempre são só emulsificantes
Alguma pessoas podem ter ficado com a pulga atrás da orelha quando falamos anteriormente sobre o Sodium Lauryl Sulfate funcionar como emulsificante no exemplo da panela de fritura.
Muitos ingredientes podem ter mais de uma função nas fórmulas cosméticas, e às vezes até acúmulos de funções.
Um tensoativo aniônico (ingrediente usado como "detergente" em shampoos e sabonetes líquidos) pode ser usado como agente de limpeza na fórmula de shampoos ou emulsificantes para creme hidratante.
Dependendo da concentração e da formulação em si, o mesmo ingrediente pode ser usado para funções diferentes.
Falamos anteriormente disso em um texto sobre a presença de sulfatos em fórmulas de condicionadores liberados.
Todo mundo sabe que os Shampoos com Sulfatos são proibidos para No Poo e Low Poo, mas será que os condicionadores com sulfatos são liberados? Descubra neste link. |
Mas isso pode ser ainda mais surpreendente. O mesmo ingrediente pode oferecer mais de uma função na mesma formulação.
Nos condicionadores - por exemplo - alguns surfactantes catiônicos funcionam como emulsificantes (mantendo o creme formado por óleos vegetais e água em uma fase só).
Ao mesmo tempo que mantém a fórmula em uma fase só, estes surfactantes catiônicos são responsáveis também pelo desembaraçamento e condicionamento dos fios - exercendo mais de uma função na mesma fórmula, interessante, não?
Não conhece todas as funções dos agentes condicionantes? Clique aqui e descubra. |
Exemplos de emulsificantes (cosméticos e naturais)
Para terminar esse post sobre os emulsificantes, seguem alguns exemplos de substâncias usadas como emulsificantes cosméticos.
Usamos a Nomenclatura INCI para que você reconheça com facilidade os emulsificantes nas fórmulas estampadas nos rótulos dos seus produtos.
No caso dos emulsificantes naturais, não usamos uma nomenclatura técnica pois o intuito é justamente conhecer emulsificantes encontrados no dia-a-dia.
Quer sabem mais sobre alguma classe de ingredientes? Conta pra gente nos comentários o que você quer ver aqui no Cabeleira em Pé no futuro.
Emulsificantes Cosméticos
- Cetereth-20
- Glyceryl Stearate
- Stearic Acid
- Polyglyceryl Oleate
- Sorbitan Stearate
- Sorbitan Oleate
- Glyceryl Oleate
- Cetrimonium Chloride
- Behentrimonium Chloride
- Behentrimonium Methosulfate
- Stearamidopropyl Dimethylamine
Emulsificantes Naturais
- Ovos
- Lecitina de Soja
- Goma arábica
- Goma Xantana
- Agar-agar
|