Banho de Creme Umectante Óleo de Coco - Resenha da Máscara da Bio Extratus
A Bio Extratus tem um portfólio de produtos gigante, isso todo mundo já sabe.
Mas você sabia que vários produtos da marca também são adequados para quem faz No Poo e Low Poo?
A gente recebeu um kit super-fofo da marca por intermédio da Taciana (um beijo!) e quem acompanha o Instagram do Cabeleira em Pé teve a oportunidade de participar de uma enquete que decidiu qual dos produtos da caixinha da Bio Extratos renderia uma resenha aqui no blog.
Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui! |
A votação teve um primeito lugar isolado, a Máscara da linha Umectante - Óleo de Coco foi o item que mais despertou a curiosidade de vocês.
Vamos falar de diversos aspectos do Banho de Creme Umectante, incluindo: pH, embalagem, se a Máscara Umectante Bio Extratus é vegana, se é liberada para Low Poo, além de discutirmos os ingredientes da composição.
Ficou com vontade de saber mais sobre a Máscara Umectante Óleo de Coco da Bio Extratus então não perde tempo e segue nossa resenha
Confira aqui algumas resenhas de produtos da Bio Extratus:
pH: 4
O pH do Bio Extratus Banho de Creme Umectante é 4.
Nossas resenhas falam de pH, pois o pH de produtos capilares influencia a aparência dos fios.¹,²
Em especial para quem tem cabelos danificados, pHs em faixas acídicas previnem danos por inchaço excessivo das fibras¹,² (ocasionado pela entrada de água em demasia).
O fator brilho também pode ser melhorado com o uso de produtos em faixas levemente ácidas,¹ já que as escamas que formam a cutícula se "espremem" umas contra as outras deixando a superfície dos fios mais reflexiva.
O pH da Máscara Umectante Óleo de Coco não interfera na distribuição eletrostática dos fios,² diminuindo a incidência do tão temido frizz.
O cabelo molhado em solução de pH 4 também apresenta outra vantagem: sua maior resistência a úmido,² diminuindo a incidência de quebra por tração.
Confira a série de materiais sobre pH no Cabeleira em Pé:
Produto vegano, liberado para Low Poo em dezembro de 2018
Os produtos da linha Umectante da Bio Extratus são todos veganos (incluindo a máscara desta resenha).
A linha não contém ingredientes de origem animal e a Bio Extratus não conduz nem terceriza testes em animais.
A máscara Umectante (ou Banho de Creme Umectante) também não tem oclusivos derivados de petróleo (como o Petrolatum e a Paraffinum Liquidum), sendo liberada para Low Poo.
Na técnica Low Poo, shampoos tradicionais são substituídos por alternativas mais suaves, com poder de detergência inferior aos surfactantes sulfatados.
Link G2022.1:
Embalagem
As embalagens da Máscara Umectante Bio Extratus mudam ligeiramente em função do tamanho (pois a máscara é vendida em tamanhos diferentes).
O ponto em comum é que todas elas são feitas de plástico fosco, amarelo, no estilo 'pote'.
A tampa também é fabricada em plástico amarelado, abrindo e fechando com sistema de rosca.
Os tamanhos disponíveis são 90g, 250g, 500g e 1kg.
Composição Máscara Banho de Creme Umectante Óleo de Coco - Bio Extratus
Umectante tem dois sentidos, o tradicional é ligado à ideia de hidratação (já que em português umectar é o ato de umedecer) e um novo sentido agregado pelo método de 'umectação' - uma técnica de cuidados que embebe os fios em óleos vegetais.
Ao passar os olhos na composição do Banho de Creme Umectante Óleo de Coco, fica claro que a intenção da Bio Extratus é atribuir umectante ao segundo sentido: um banho de óleos vegetais.
Na composição temos azeite de dendê (óleo de palma)⁴, óleo de abacate⁵ e óleo de coco.⁴ São três óleos vegetais ricos em gorduras saturadas e monoinsaturadas, que são, em tese,³ as gorduras com maior probabilidade de penetrarem na fibra do cabelo.
Essa capacidade de vencer a barreira externa dos fios e repôr lipídeos perdidos pelo CMC é o que se chama (entre os praticantes de Cronograma Capilar) de Nutrição.
Quer aprender a identificar os óleos que penetram nos fios e aqueles que ficam do lado de fora? Confira estes 4 textos e faça escolhas mais inteligentes na hora de nutrir, umectar e finalizar os fios com óleos vegetais:
Mas não dá para fechar ainda e sair dizendo que a máscara umectante é da etapa de nutrição, viu?
Isso porque nem todas as máscaras são formuladas para atender às expectativas de quem faz Cronograma Capilar.
A Máscara Umectante da Bio Extratus também tem um ingrediente de hidratação, o Pantenol, e proteínas de trigo, soja e milho (ingredientes da etapa de Reconstrução).
O sistema de condicionamento tem Cetrimonium Chloride, que diminui o frizz, desembaraça e deixa os fios macios,⁶ a Dimethyl Palmitamine também é um agente condicionante, mas não encontramos muito material sobre ela.
Outro agente condicionante da fórmula da Máscara Umectante é a Brassicamidopropyl Dimethylamine, é a primeira vez que falaremos dela em uma resenha aqui no blog.⁷ Trata-se de uma amidoamina, com bom perfil eco-toxicológico⁷ (tem menor impacto no meio ambiente) e com características condicionantes superiores ao Cetrimonium Chloride.⁷
Há uma série de formadores de filme (silicônicos e poliméricos), incluindo Dimethicone, Bis-Cetearyl Amodimethicone, Polyquaternium-7, Polyquaternium-10 e Polyquaternium-22 - estes ingredientes ajudam a deixar o cabelo brilhante, com menos frizz, alinhado e podem também ajudar a modelar os cabelos.
Não poderiam faltar substâncias emolientes (aquelas que ajudam a dar uma sensação gostosa de cabelo escorregadio e macio). Na fórmula da Máscara Umectate Óleo de Coco, a Bio Extratus escolheu os clássicos Cetearyl Alcohol e Cetyl Alcohol.
O que são Emolientes e qual a ação deles nos cabelos? |
Abaixo a gente vai transcrever a composição completa do Banho de Creme Umectante. Se você gosta de saber mais sobre as composições dos cosméticos, pode usar os links das descrições dos ingredientes da lista para saber mais sobre determinadas classes de substâncias.
Alguns trechos da composição podem estar riscados (
Ingredientes Máscara Óleo de Coco Umectante - Banho de Creme Bio Extratus
Cetearyl Alcohol: Um álcool que amacia e condiciona os fios. Emoliente.
Elaeis Guineensis (Palm) Oil: Óleo de dendê (palma).
Dimethicone: Agente condicionante. Silicone Insolúvel em água.
Cetyl Alcohol: Um álcool que amacia e condiciona os fios. Emoliente.
Persea Gratissima (Avocado) Oil: Óleo de Abacate.
Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente condicionante. Surfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia
Dimethyl Palmitamine: Agente condicionante.
Brassicamidopropyl Dimethylamine: Agente condicionante.
Bis-Cetearyl Amodimethicone: Agente condicionante. Silicone Insolúvel em água.
Cocos Nucifera (Coconut) Oil: Óleo de coco.
Panthenol: Umectante. Pantenol: para que serve?
Hydrolyzed Rice Bran Protein: Proteína de farelo de arroz hidrolisada.
Hydrolyzed Soy Protein: Proteína de soja hidrolisada.
Hydrolyzed Corn Protein: Proteína de milho hidrolisada.
Polyquaternium-7: Agente condicionante. Formador de Filme.
Polyquaternium-10: Agente condicionante. Formador de Filme.
Polyquaternium-22: Agente condicionante. Formador de Filme.
Magnesium Nitrate: Agente condicionante.
PEG-180M: Agente condicionante.
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
A máscara Umectante tem textura firme (sem ser pastosa), ao virar o frasco ela escorrega delicadamente para fora do pote.
A cor é branca e as loiras podem ficar tranquilas, sem chance de manchar.
A fragrância escolhida pela Bio Extratus para a linha Umectante lembra coco, mas não é gourmet (não é aquele cheirinho de sobremesa de coco), é um cheiro fresco, frutado e com fundo doce e "acocado".
Modo de Usar Máscara Óleo de Coco Umectante - Bio Extratus
A Bio Extratus indica o uso do Banho de Creme Umectante nos cabelos úmidos e limpos, da raiz às pontas, massageando delicadamente.
Deixe agir por 2 minutos. O resultado pode ser intensificado com fontes de calor como vaporizador, touca de hidratação ou toalha umedecida em água morna.
Enxágue em abundância.
Para curtir a praia e a piscina não esqueça de alguns cuidados, confira algumas dicas:
Resultado Máscara Bio Extratus Umectante
Os cabelos tratados com a Máscara Umectante Bio Extratus ficam com aquele peso característico de máscaras ricas em ingredientes oleosos.
O resultado foi um cabelo desembaraçado, brilhante, cheiroso e com curvas acentuadas - sem qualquer finalizador!
A foto do resultado foi tirada sem creme para pentear, sem leave in, sem nenhum produto sem enxágue.
Na aplicação o produto rende, tem boa espalhabilidade e ajuda desfazer os nós.
Onde encontrar Linha Umectante Bio Extratus
É possível encontrá-los em lojas especializadas em cosméticos tanto físicas quanto virtuais.
Em algumas regiões é possível encontrar os produtos Bio Extratus em Farmácias e Supermercados selecionados.
A versão de 250g da Máscara Umectante custa em média R$25,00 - variando de região para região.
Já viu os produtos da Bio Extratus na sua cidade? Onde você costuma encontrar as novidades da marca?
|
_________
Referências
¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁴ Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). Fatty Acid Composition of Oils and Fats. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁵ Massafera, G., Maria, T., Costa, B., Dutra, J. E., & Oliveira, D. (2010). Composição de Ácidos Graxos dos Óleos do Mesocarpo e da Semente de Cultivares de Abacate (Persea Americana, Mill.) da Região de Ribeirão Preto, SP, 21(2), 325–331. Retrieved from http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/940/a20v21n2.pdf
⁶ Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
⁷ Woodruff, J. (2013). Natural Ingredients. SPC Magazine. Retrieved from http://creative-developments.co.uk/wp-content/uploads/2013/10/Natural-Ingredients-2013.pdf