Monster Curly Cream: Resenha Creme para Pentear da Soul Power Men
A Soul Power chegou no mercado com uma coleção enorme de produtos liberados, mas isso não impediu a família de produtos free-from de crescer.
A marca acaba de lançar uma linha chamada Soul Power Men, recheada de produtos sem sulfatos, sem petrolatos e sem silicones desenvolvida e pensada para o público masculino.
A Dermabox Cosméticos - nossa super-parceira de todos os momentos - mandou para a gente toda a linha de produtos Soul Power Men e a gente vai falar hoje do creme para pentear Monster Curly Cream.
Apesar de ter o marketing voltado para homens, nada impede que o público feminino use o Monster Curly Cream caso se identifique com as vantagens oferecidas pelo produto. O mesmo vale para os rapazes em outros casos, viu? Ninguém perde virilidade ao usar um produto cujo marketing é voltado para as mulheres.
Nessa resenha, vamos falar de uma série de aspectos deste produto em diversos tópicos, entre eles: pH, embalagem, se o creme para pentear Soul Power Men é liberado para No Poo e Low Poo, se a fórmula é vegana, quais são os ingredientes da composição, o modo de usar sugerido pela marca, foto e descrição do resultado e onde encontrar para comprar.
Quer descobrir isso tudo e muito mais? Continue a leitura da nossa resenha para saber todos os detalhes do Monster Curly Cream, o Creme para Pentear da linha Soul Power Men.
Gosta ou quer conhecer produtos da Soul Power? Clique nos links abaixo e veja resenhas:
- Resenha Acidificante Abacate Proteinado - Soul Power
- Resenha Linha Force Antiqueda - Soul Power (Shampoo, Máscara, Condicionador, Loção e Creme para Pentear)
- Resenha Creme Para Pentear Babosa Aloe Cream - Soul Power
- Resenha Creme para Pentear Monster Curly Cream - Soul Power Men
- Resenha Máscara Soul Mask - Soul Power
- Resenha Shampoo Low Bubble - Soul Power
pH: 4-5
O Monster Curly Cream - por ter pH levemente ácido - ajuda a alinhar as escamas que formam a parte externa dos fios, deixando a superfície da cutícula mais lisa. Isso faz com que o cabelo reflita melhor a luz, dando a impressão de um cabelo mais brilhante.¹
A faixa de pH na qual o creme para pentear da Soul Power se encontra também ajuda a minimizar a chance de frizz, já que não interfere na distribuição eletrostática dos fios.²
O pH também está na faixa mais segura quando levamos em consideração a função do creme para pentear - o desembaraço. O Curly Styling Cream fica em uma faixa de pH na qual o cabelo está menos frágil quando molhado.²
Confira a série de materiais sobre pH no Cabeleira em Pé:
Produto Vegano liberado para No Poo, Low Poo e cowash em agosto/2019
A Soul Power tem uma cartilha de conduta em relação aos ingredientes que utiliza nas suas fórmulas. O nome deste conceito norteador é free from.
Para se considerado vegano, um produto deve ter composição livre de ingredientes de origem animal e fabricação Cruelty Free.
O Creme para Pentear Soul Power Men é vegano porque nenhum dos ingredientes usados na sua formulação é de origem animal e seu processo de fabricação não envolve testes ou outras formas de crueldade animal.
Como o free from também exclui o uso de "petrolatos", silicones e "sulfatos", o Monster Curly Cream é liberado para Low Poo e No Poo.
Embalagem
A identidade visual da Soul Power (a mistura de fotos em preto e branco e diagramação colorida) foi mantida na linha Men.
A embalagem do Monster Curly Cream - entretanto - é diferente da clássica dos cremes para pentear da marca.
A versão da linha Men é semelhante ao frasco do Easy Mix, uma garrafinha de plástico flexível mais alta e mais estreita que os demais finalizadores da Soul Power.
A tampa, em plástico mais duro e translúcido é daquelas que você puxa para abrir, chamadas de pull top.
O conteúdo da embalagem é 315ml.
Composição Soul Power Men: Monster Curly Cream - Creme para Pentear
Agentes condicionantes são essenciais no desenvolvimento de produtos de tratamento, condicionamento e estilização.
Na fórmula do Monster Curly Cream, temos agentes condicionantes chamados surfactantes catiônicos - o Behentrimonium Chloride e o Cetrimonium Chloride.
Estas substâncias neutralizam a carga negativa dos fios, diminuindo o frizz e facilitando o pentear a seco e a úmido, ajudando a deixar a superfície dos fios mais lisa e brilhante.³
Maciez também é uma característica super-desejável como resultado de um creme para pentear, não é mesmo?
Os ingredientes responsáveis por este amaciamento dos fios são chamados de emolientes.
Entre os agentes emolientes presentes na composição do Monster Curly Cream podemos citar Stearyl Alcohol, Cetyl Alcohol e Isopropyl Palmitate.
Não poderia faltar um ingrediente para ajudar na hidratação dos fios. A glicerina e seu poder de higroscopia (capacidade de atrair e prender umidade) foram convocados para a fórmula do Creme para Pentear Soul Power Men justamente para aumentar o poder umectante da fórmula.
Quer entender alguns dos termos técnicos usados na resenha? Confira nos links abaixo:
A composição do produto conta ainda com ingredientes vegetais como o extrato de urtiga e os óleos vegetais de sacha inchi e óleo de café.
Os ácidos graxos estão diretamente ligados à possibilidade de penetração dos óleos vegetais e estruturas mais complexas como as dos ácidos graxos poli-insaturados têm maior dificuldade de penetração.
Este tipo de ácido graxo pode ser ideal para a finalização e é justamente o tipo mais abundante nos óleos de sacha inchi⁵ e café.⁶
Eles têm pouca chance de penetrar na fibra capilar⁷ e por isso acabam revestindo a parte externa dos fios.
Quer aprender a identificar os óleos que penetram nos fios e aqueles que ficam do lado de fora? Confira estes 4 textos e faça escolhas mais inteligentes na hora de nutrir, umectar e finalizar os fios com óleos vegetais:
Falando em formação de filme, temos dois ingredientes que exercem essa função no Monster Curly Cream: a Hydroxyethylcelullose e a Acacia Senegal Gum Extract - formadores de filmes flexíveis, este último conhecido como colágeno vegetal.
A goma da Acácia é especialmente interessante por se tratar de uma alternativa vegana ao colágeno, já que sua composição é rica em glicoproteínas substantivas aos fio (responsáveis pela formação do filme).⁴
Mas o colágeno vegetal não oferece só isso: a Acácia Senegal Gum Extract também é rica em aminoácidos que são absorvidos pelo fio.⁴
Colágeno Vegetal para Cabelos: Existe? É vegano? Para que serve? Todas as respostas aqui.
Segue abaixo a transcrição de todos os ingredientes do Creme para Pentear Soul Power Men.
Costumamos classificar cada um dos ingredientes, assim você pode saber o que cada substância faz quando aplicada no seu cabelo.
Algumas destas classificações têm links onde se explica melhor o conjunto de ações e benefícios de determinados ingredientes.
Outros insumos ficam riscados (
Ingredientes Monster Curly Cream - Creme para Pentear Soul Power Men
Stearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente. Emulsificante.
Behentrimonium Chloride: O que é Behentrimonium Chloride? Clique aqui para descobrir. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Cetyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente. Emulsificante.
Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante.
Isopropyl Palmitate: Aglutinante. Fragrância. Emoliente.
Acacia Senegal Gum Extract: O que é Colágeno Vegetal? Clique aqui e descubra. Goma da árvore acácia. Por ser parecida com o colágeno é comercializada como colágeno vegetal.
Plukenetia Volubilis Seed Oil: Óleo de sacha inchi.
Hydrogenated Vegetable Oil: Óleo vegetal hidrogenado não especificado.
Urtica Dioica Extract: Extrato de urtiga comum.
Coffea Arabica Seed Oil: Óleo de semente de café.
Hydroxyethylcellulose: Formador de filme. Aglutinante.
Glycerin: Umectante. Ingredientes que atrai e prende umidade.
Magnesium Nitrate: Agente Condicionante. Conservante.
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
Quem conhece os finalizadores da Soul Power sabe que uma das características dos cremes para pentear da marca é a textura super-firme.
O Monster Curly Cream, entretanto, é menos grosso, com uma textura mais cremosa.
O produto é fácil de espalhar nos fios e não é difícil tirar do frasco.
A fragrância escolhida pela Soul Power é fresca e frutada, com notas que lembram melão e melancia - e pode agradar todos os gêneros.
Está buscando dicas para o seu cabelos que não envolvam comprar novos produtos? Confira aqui 10 dicas para melhorar os seus cabelos que não incluem cosméticos.
Modo de uso Creme para Pentear Monster Curly Cream - Soul Power Men
O modo de uso tem algumas dicas interessantes. O produto deve ser aplicado nos cabelos úmidos, mecha a mecha, desembraçando os fios.
Depois é só amassar os cabelos de baixo para cima para estimular a curvatura dos fios. O Monster Curly Cream pode ser usado com a gelatina da linha Soul Power Men para definir ainda mais os cachos.
Os fios podem ser secos naturalmente ou com o uso de um difusor.
Resultado Soul Power Men - Monster Curly Cream
Foi usada a quantidade de 2 grãos de ervilha, pente de dentes largos e os fios foram amassados como a Soul Power sugere na embalagem.
O cabelo - depois de seco ao natural - ganhou curvas acentuadas, e o produto não pesa nos fios, deixando volume que cria a ilusão de cabelo mais denso.
O cheirinho, depois de seco é bastante discreto.
Onde encontrar: Onde posso comprar Soul Power Men
Você já deve ter visto Soul Power nas principais lojas de cosméticos de grandes centros, mas a linha Men pode não ser tão fácil de encontrar
O Monster Curly Cream e toda a linha de produtos Soul Power Men você encontra hoje mesmo na Na Dermabox Cosméticos, parceira aqui do Cabeleira em Pé.
Lá você encontra todo o portfólio de produtos da marca, incluindo os produtos da linha infantil, de transição, a linha para cabelos crespos, para cabelos descoloridos e muito mais!
Abaixo você encontra os links dos produtos da linha Soul Power Men e a vitrine com todos os produtos da Soul Power lá na Dermabox.
Na Dermabox você encontra todos os produtos da Soul Power, confira:
__________
Referências
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Aquia. (n.d.). Cachos - Guia cosmético de cuidados para cabelos cacheados e crespos. Retrieved March 14, 2018, from https://www.yumpu.com/pt/document/view/56231231/cacheados-plantcol/19
⁵ Gutiérrez, L. F., Rosada, L. M., & Jiménez, Á. (2011). Chemical composition of Sacha Inchi (Plukenetia volubilis L.) seeds and characteristics of their lipid fraction. Grasas y Aceites, 62(1), 76–83. https://doi.org/10.3989/gya044510
⁶ Speer, K., & Kölling-Speer, I. (2006). The lipid fraction of the coffee bean. In Braz. J. Plant Physiol (Vol. 18, Issue 1).
⁷ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.