Redes Sociais Mobile

Busca mobile

terça-feira, 18 de abril de 2023

Tratamentos Capilares | Como Cuidar do Cabelo | Etapas do Cronograma Capilar

como cuidar do cabelo cacheado? como cuidar do cabelo ondulado? descubra aqui como fazer cronograma capilar caseiro com diversos tratamentos capilares

Descubra os Tipos de Tratamento Capilar de cada uma das Etapas do Cronograma Capilar: Como Cuidar do Cabelo Cacheado, Ondulado, Crespo e Liso?




Não importa a textura do seu cabelo, os tratamentos capilares são indispensáveis para fios saudáveis e bonitos.

Mas não se nasce sabendo como cuidar do cabelo. Na verdade, muitas pessoas passam a vida toda sem entender as diferenças entre os tipos de tratamento capilar.

Quando não sabemos como cuidar do cabelo, a gente faz os tratamentos meio na sorte, não é?

A gente vai fazendo vários tipos de tratamento capilar e se algum deles der certo a gente comemora.

Mas, algumas semanas depois, você faz o mesmo tratamento e o resultado não agrada... não ficou como da primeira vez, e você não sabe o porquê.

A ideia de hoje, nesse post aqui do blog é olhar com calma para os tipos de tratamento capilar e explicar direitinho para que serve cada um deles.

Desse jeito, você poderá entender melhor cada um desses tratamentos (inclusive as etapas do cronograma capilar) e fazer escolhas mais inteligentes na hora de escolher como cuidar do cabelo.

Ao ler esse texto completo, você vai entender em detalhes o que é hidratação, nutrição, reconstrução, umectação, acidificação e matização, você saberá como fazer cronograma capilar caseiro e poderá montar uma tabela de cuidados para as suas necessidades.

Nesse aspecto, a gente te ajuda a deixar esse material organizadinho com a ajuda da nossa Tabela de Cronograma Capilar que pode ser baixada de graça, a gente te explica no final desse post como faz para ter uma cópia só para você!

Vamos olhar para todos esses tratamentos capilares e aprender de uma vez por todas como cuidar do cabelo cacheado, crespo, ondulado e liso?

RCCC3:
Banner Ressecamento

Como Cuidar do Cabelo Ondulado, Cacheado, Liso e Crespo?


descubra no post de hoje todas as etapas do cronograma capilar e outros tipos de tratamento capilar

Por mais que a gente entenda que existem diferenças entre os fios de cada curvatura capilar, os tipos de tratamento capilar não precisam ser separados dessa forma.

Tratamentos Capilares, shampoos, condicionadores, e cremes para pentear (aqueles que usamos diariamente) não têm ingredientes capazes de mudar a curvatura estrutural dos fios.

Os produtos anunciados como tratamentos para cabelos cacheados e crespos normalmente contam com uma carga maior de ingredientes condicionantes, hidratantes e nutritivos.

Isso acontece, pois os cabelos com curvas costumam embaraçar com mais facilidade e têm maior tendência ao ressecamento.

Talvez por isso muitas onduladas e lisas que tem fios frágeis e ressecados se dão bem quando experimentam linhas para cabelos cacheados e crespos.

Se você sofre com problemas normalmente associados aos cabelos com curvatura (cabelo que embaraça com facilidade, ressecado, quebradiço, etc...) é bem provável que você se beneficie de tipos de tratamento capilar direcionados para cabelos cacheados e crespos.

Por isso, nesse primeiro momento, esqueça a indicação de curvatura e ponha o foco no tipo de tratamento e nos ingredientes das etapas do cronograma capilar.



Tipos de Tratamento Capilar: Etapas do Cronograma Capilar


tratamentos capilares e como cuidar do cabelo cacheado, ondulado, crespo e liso

Quando falamos de Cronograma Capilar, a ideia mais disseminada é a de uma rotina com tratamentos capilares divididos em etapas.

Essas etapas consistem, basicamente, em três tipos de tratamento capilar: hidratação, nutrição e reconstrução.

Esses três termos resumem o que são cada um destes tratamentos capilares e servem, também, para dar nome às etapas do cronograma capilar, que podem ser resumidas às suas iniciais: H, N e R.

A abordagem mais clássica do cronograma distribui essas etapas, conforme a necessidade do cabelo, em três dias da semana, mas você pode distribuí-las da forma que for mais adequada na sua rotina.


Tratamentos Capilares: etapa de Hidratação


A primeira das etapas do cronograma capilar da qual vamos falar é a hidratação.

Como o nome sugere, o foco da hidratação é a reposição de água.

Mas não se trata apenas de molhar o cabelo.

Os tratamentos capilares hidratantes têm ingredientes que ajudam a retardar a evaporação da água.

Eles são conhecidos como ingredientes "umectantes" ou "higroscópicos". São importantes pois sua estrutura permite atrair e prender umidade.

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais democráticos. A reposição de umidade dos fios beneficia quem tem fios secos e ressecados e ajuda quem tem fios porosos a manter os fios hidratados por mais tempo.

Quem tem fios muito descoloridos ou extremamente danificados (em especial quando estiverem elásticos), deve buscar combinar os ingredientes hidratantes com outras etapas do cronograma capilar (nutrição ou reconstrução).

Os fios, depois da hidratação, costumam ficar leves e esvoaçantes.

Se você quer saber como cuidar do cabelo com ingredientes de hidratação, aqui vão alguns exemplos encontrados em máscaras de tratamento:
  • Glycerin
  • Xylitol
  • Glicose
  • Frutose
  • Panthenol
  • Sodium PCA
  • Proplene Glycol
  • Sodium Hyaluronate
  • Aloe Vera Leaf Extract
  • Hydroxypropyltrimonium Honey

Link Afiliado Amazon 04:

Etapas do Cronograma Capilar: Nutrição


como fazer cronograma capilar caseiro? descobrindo os tipos de tratamento capilar

Dos tipos de tratamento capilar presentes nas etapas do cronograma capilar, a Nutrição é provavelmente a favorita de muita gente.

Nela, fazemos a reposição de uma parte oleosa presente dentro de cada fio de cabelo, e que vai sendo perdida ao longo do tempo.

Para fazer essa reposição usamos óleos vegetais ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados.

A gente sabe que essas palavras parecem complicadas. Mas, se você quiser se aprofundar nesses detalhes, pode clicar nos links do quadrinho logo abaixo, lá a gente explica em detalhes tudo sobre os ingredientes de nutrição.

Cada cabelo é diferente e, por isso, os resultados podem variar de acordo com o óleo que você usa.

Nutrições com óleo de coco (que é rico em ácidos graxos saturados), por exemplo, costumam ser mais pesadas e quem tem fios mais grossos tende a gostar mais desse tipo de nutrição.

Quem tem fios finos e ralos pode achar um tratamento com azeite de oliva mais bacana, porque o efeito não pesa tanto (talvez por ser um óleo rico em ácidos graxos monoinsaturados).

O resultado dos tratamentos capilares de nutrição costuma ser o de fios mais pesados, com balanço, um aumento de definição da curvatura, sensação de maior resistência e brilho.

Alguns exemplos de óleos vegetais usados nestes tipos de tratamento capilar são:

  • Óleo de coco
  • Azeite de Oliva
  • Óleo de Amêndoas Doces
  • Óleo de Abacate
  • Óleo de Argan
  • Óleo de Macadâmia
  • Óleo de Muru muru
  • Óleo de Jojoba
  • Óleo de Baobá
  • Óleo de Canola


Reconstrução: Tipos de Tratamento Capilar


Chegamos à última das etapas do cronograma capilar: a reconstrução.

Ao contrário do que o nome sugere, os fios não podem ser reconstruídos de forma definitiva.

Mas, então, o que a etapa de reconstrução faz?

Tratamentos capilares reconstrutores "remendam" temporariamente áreas danificadas dos cabelos com ajuda de proteínas.

Elas podem ser de origem animal (como a queratina, o colágeno...) ou vegetal (como as proteínas hidrolisadas de trigo, milho, soja, arroz...) e se ligam temporariamente às áreas mais estragadas do cabelo.

Tratamentos capilares com aminoácidos também são considerados reconstrutores, mas seu efeito é mais leve.

Quem passou por químicas de transformação, descoloração ou coloração provavelmente precisará mais destes tipos de tratamento capilar.

Quem tem fios muito compridos também pode precisar caprichar na reconstrução, em especial das pontas, quando estão mais castigadas.

Cabelos curtos e saudáveis podem espaçar mais os intervalos entre uma e outra reconstrução, observando o resultado.

Das etapas do cronograma capilar, a reconstrução é a que costuma ter o efeito mais evidente. Os fios ficam mais fortes e encorpados.

Às vezes, os cabelos ficam um pouco mais rígidos, mas nas lavagens seguintes, com a retirada de produtos com ação reconstrutora, voltam à flexibilidade normal.

Alguns exemplos de ingredientes de reconstrução encontrados em tratamentos capilares são:

  • Hydrolyzed Keratin
  • Hydrolyzed Collagen
  • Hydrolyzed Rice Protein,
  • Hydrolyzed Soy Protein
  • Hydrolyzed Corn Protein
  • Hydrolyzed Wheat Protein
  • Hydrolyzed Milk Protein
  • Cysteine
  • Cystine
  • Serine


Existem Tratamentos Capilares com Todas as Etapas do Cronograma Capilar?


como cuidar do cabelo ondulado, liso, crespo e cacheado com as etapas do cronograma capilar

É comum que as pessoas procurem máscaras de tratamento de uma etapa só, quando aprendem como fazer cronograma capilar caseiro.

Mas, os tratamentos capilares raramente são formulados com um tipo só de ingrediente, seja ele H, N ou R.

Por isso, quando a gente olha para os diversos tipos de tratamento capilar disponíveis nas prateleiras da perfumaria, percebe que estes produtos têm ingredientes de mais de uma etapa na mesma fórmula.

Formam-se assim os tratamentos capilares híbridos, com mais de uma etapa do cronograma:

  1. HidroNutrição: Máscaras com ingredientes hidratantes + óleos vegetais "nutritivos".
  2. HidroReconstrução: Máscaras com ingredientes hidratantes + proteínas e/ou aminoácidos.
  3. NutriReconstrução: Máscaras óleos vegetais "nutritivos" + proteínas e/ou aminoácidos.
  4. HidroNutriReconstrução: Máscaras com ingredientes hidratantes + óleos vegetais "nutritivos" + proteínas e/ou aminoácidos.




Além das Etapas do Cronograma Capilar: Umectação


como fazer cronograma capilar caseiro (tratamentos capilares)

A umectação é um tratamento feito exclusivamente com óleos vegetais, sem misturinhas de base.

Uma pequena quantidade de óleo é distribuída desde o couro cabeludo até as pontas dos fios.

Faz-se então uma longa pausa (muitas pessoas dormem com os fios envolvidos no óleo) e depois lava-se o cabelo para retirada completa do óleo.

Esse tipo de tratamento é feito prioritariamente com óleos ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados: coco, oliva, amêndoas doces e abacate são os mais comuns.

Por se tratarem de tipos de tratamento capilar a base de óleos, as umectações podem substituir a nutrição nas etapas do cronograma capilar.



Acidificação - Tendência em Tratamentos Capilares


A Acidificação Capilar é uma das maiores tendências no terreno dos tipos de tratamento capilar.

Assim como as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução do cronograma capilar, a acidificação se tornou, para muitas pessoas, uma etapa indispensável na rotina de cuidados capilares.

Os acidificantes capilares tratam os cabelos em intervalos de pH baixinhos.

A acidificação ajuda a diminuir a porosidade excessiva dos cabelos.

Isso acontece porque os produtos ajudam a "apertar" as escamas do cabelo umas contra as outras, deixando as cutículas mais "fechadas", ou seja, menos porosas.

Esse "apertamento" das escamas também deixa a superfície dos cabelos mais plana, trazendo muito brilho para os cabelos.

Acidificações também podem ajudar a manter a cor por mais tempo, no caso de cabelos tingidos. O processo de "fechar" as cutículas ajuda a retardar a perda de pigmentos na lavagem, diminuindo o desbotamento.

Link Afiliado Amazon 03:

Tonalização e Matização - Como Cuidar do Cabelo Colorido


Falamos há pouco do uso de acidificantes para evitar o desbotamento, mas os tonalizantes ou as máscaras pigmentantes também são aliadas no processo de manter a cor vibrante.

Em especial quando falamos de ruivos ou de cores fantasia, além da tintura, para manter a cor viva, é preciso recorrer a máscaras com pigmentos.

Elas ajudam a devolver parte da cor que é perdida ao longo do tempo, tanto durante a lavagem quanto com a exposição ao sol.

Já no caso de cabelos descoloridos e grisalhos, usam-se máscaras com pigmentos, mas não para acentuar uma cor e sim para neutralizá-la.

As máscaras com pigmentos roxos e azuis (principalmente), ajudam a neutralizar tons amarelados e alaranjados indesejados.


Como fazer Cronograma Capilar Caseiro?


etapas do cronograma capilar: tipos de tratamento capilar

Como cuidar do cabelo ondulado, crespo, cacheado e liso?

Você já aprendeu quais são os principais tipos de tratamento capilar, incluindo as três etapas do cronograma capilar.

Em se tratando de hidratação, nutrição e reconstrução, também descobriu como identificar os ingredientes de cada etapa na composição dos rótulos dos produtos.

Agora não é difícil entender como fazer cronograma capilar caseiro.

Basta identificar, a partir das informações acima, quais etapas do cronograma capilar são as mais indicadas para o seu cabelo e priorizá-las na hora de distribuir cada uma delas na sua rotina de cuidados.

Se seu cabelo é curto e/ou natural e/ou pouco danificado, você pode priorizar hidratação e nutrição, abrindo menos espaço para reconstrução.

Se seu cabelo é longo e/ou seco e/ou fragilizado e/ou ressecado, aposte nas umectações e nutrições, deixando hidratação e reconstrução em segundo plano.;

Se seu cabelo é danificado e/ou muito poroso e/ou descolorido e/ou quimicamente processado, se jogue na reconstrução, nutrição e umectação, fazendo hidratações só de vez em quando (ou misturadas com outras etapas do cronograma capilar).

Mas, sabe o que pode te ajudar a entender como fazer cronograma capilar caseiro? Nossa tabela gratuita de Cronograma Capilar.



Baixe de Graça: Tabela Cronograma Capilar


Cronograma Capilar para cabelos cacheados - Tabela (Download Gratuito)

O Cronograma Capilar é uma das formas mais difundidas de cuidados estruturados com os cabelos.

Se você já faz cronograma ou está pensando em começar, o Cabeleira em Pé tem um presente para você!

Criamos e disponibilizamos gratuitamente uma tabelinha onde você pode consultar os principais ingredientes de cada etapa do cronograma, anotar as etapas de cada uma das suas máscaras e ainda organizar a sua rotina de Cronograma Capilar.

Essa tabela pode ser, inclusive, impressa e preenchida a mão, para você ter seu cronograma personalizado sempre pertinho de você.


É bem fácil de usar: basta identificar e anotar quais são seus produtos de hidratação, nutrição, reconstrução, hidronutrição, hidroreconstrução e hidronutrireconstrução.

Para isso, basta seguir as dicas de ingredientes da própria tabela.

Depois de organizar as suas máscaras é só escolher os dias do seu cronograma e marcar qual será o tratamento de cada dia.

Mas não adianta nada você marcar e não colocar em prática, a tabela não faz nada sozinha!

Quando terminar de preencher, marca a gente nas redes sociais, assim podemos ver de que forma você organizou os seus cuidados capilares!

Link Tabela CC2:
Banner CC