Resenha Máscara Abela Hibiscus - Tratamento Bifásico: Mousse & Geleia Capilar
A Abela Cosmetics é, hoje, uma das marcas queridinhas de quem cuida dos cabelos através de Low Poo e No Poo.
A marca tem uma série de produtos liberados (incluindo vários shampoos!) e nos últimos meses a aposta tem sido no campo de tratamentos capilares.
Um dos mais recentes é o Tratamento Capilar Bifásico Hibiscus, pensado para todas as curvaturas de cabelo.
Foi através da nossa pareceria com a Dermabox Cosméticos que recebemos a Hibiscus, e, depois de devidamente testada, escrevemos para você uma resenha caprichada desse tratamento com textura bem diferentona.
Falaremos do pH, se a Hibiscus é vegana, se é liberada para No Poo e Low Poo, detalhes sobre a embalagem, listagem e uma explicação detalhada dos ingredientes da composição do produto, bem como o modo de usar + fotos do resultado e onde encontrar para comprar.
Já tá de olho no que tem preparado na resenha da Hibiscus da Abela, para você? Então confira, tudinho, no material abaixo.
Conhece a Abela Cosmetics? Use os links abaixo para ver resenhas da marca:
- Resenha Hibiscus (Tratamento Bifásico) Abela - Mousse + Geleia
- Resenha Finalizador Antiencolhimento Abela
- Shampoos em Barra e Condicionador Sólido Abela - Resenha Rock Solid
- Resenha Magic Butter - Abela - Máscara Tratamento Intensivo
- Resenha Gel Don't Touch - Abela
- Resenha Shampoo Natural Blend Crescimento Capilar - Abela
Produto vegano, liberado para No Poo e Low Poo em dezembro de 2022
A Abela é uma marca 100% vegana. A produção de cosméticos sem ingredientes derivados de animais e sem testes em animais faz parte da história da Abela, desde sua primeira linha de produtos.
A marca também faz parte da iniciativa 1% for the Planet, que destina fundos para organizações que trabalham em prol do meio ambiente.
O Tratamento Bifásico Hibiscus Abela não tem 'petrolatos' nem silicones. Isso faz com que o produto seja liberado tanto para No Poo quanto para Low Poo.
O Tratamento Bifásico Hibiscus Abela não tem 'petrolatos' nem silicones. Isso faz com que o produto seja liberado tanto para No Poo quanto para Low Poo.
Se você não sabe: Low Poo é uma técnica de cuidados capilares que envolve a evitação de shampoos tradicionais (que contém detergentes sulfatados), substituindo-os por shampoos mais gentis com tensoativos mais suaves. Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos").
Já o No Poo é uma técnica onde o cabelo deixa de ser lavado com shampoo e outras formas de limpeza são adotadas para manter a higiene do couro cabeludo. Evita-se o uso de shampoos em geral, e produtos com "petrolatos" e silicones insolúveis em água também são 'proibidos'.
Embalagem
A Abela Cosmetics tem uma gama interessante de formatos de embalagens, mas hoje vamos nos deter à aparência da Hibiscus.
Trata-se de um frasco de plástico transparente (lembrando vidro), com tampa de rosca rosa que se abre com um quarto de volta.
Outro selo presente nos produtos Abela é o EuReciclo, certificadora que fiscaliza a retirada de embalagens plásticas do meio ambiente - por lógica reversa - na mesma proporção em que a marca as produz.
A Hibiscus Mousse e Geleia tem 300g.
Composição Abela Hibiscus - Lista de ingredientes do Tratamento Bifásico (Mousse e Geleia)
Quando a gente fala de produtos de tratamento capilar, uma das partes centrais desse tipo de produto é o conjunto de agentes condicionantes.
Na Abela Hibiscus, a composição conta com Behentrimonium Chloride, Behentrimonium Methosulfate e Shea Butteramidopropyltrimonium Chloride. estes ingredientes são conhecidos por propriedades que ajudam a desembaraçar, diminuir o frizz, facilitar o penteado, além de deixar so fios mais macios e brilhantes.
Falando em maciez, a fórmula da Hibiscus Abela conta também com uma série de emolientes, cuja principal função é, justamente, deixar os fios mais macios e escorregadios ao toque. São eles: o Cetearyl Alcohol, o Cetyl Alcohol e o Peg-7 Glyceryl Cocoate.
Para hidratar os fios, a Hibiscus conta com super trio higroscópico: a glicerina, o Sodium PCA e o extrato de babosa. Essas substâncias atraem e prendem a umidade junto aos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo.
Quer conhecer alguns mitos sobre produtos para cabelos?
- Máscara Firme é melhor que Máscara Molenga?
- Hidratação com Glicerina e Umidade do Ar - Preciso tomar cuidado?
- Petrolato só maquia o cabelo?
- O enxágue com vinagre precisa ser com vinagre de maçã?
- Shampoo Micelar é bom? Por essa Resposta você não esperava!
- Co wash com anfótero tira silicone do cabelo?
- Shampoo precisa ter pH 'alto' para limpar?
- Ebook: 10 Mitos sobre Low Poo e No Poo
A Hibiscus tem dois óleos vegetais: de linhaça e açaí.
O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos poli-insaturados,⁴ ideais para proteção da parte externa dos cabelos.³
Já o óleo de açaí é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados,⁵ ideais para a etapa de nutrição do cronograma capilar, já que são capazes de penetrar da fibra do cabelo.³
Quer aprender a identificar os óleos que penetram nos fios e aqueles que ficam do lado de fora? Confira estes 4 textos e faça escolhas mais inteligentes na hora de nutrir, umectar e finalizar os fios com óleos vegetais:
Outros ingredientes naturais presentes na composição desse tratamento capilar bifásico da Abela são os extratos de karité, flor de hibisco e amarena.
A fórmula também conta com Hydroxyethylcellulose um formador de filme que ajuda a modelar os fios e turbinar a definição.
A Maltodextrin é outro ingrediente interessante e pode ajudar a volumizar os fios. Ela ajuda a aumentar (temporariamente) o diâmetro dos fios finos, deixando o cabelo mais volumoso.
Vem entender mais sobre Tratamentos Capilares: Como Cuidar do Cabelo? Etapas do Cronograma Capilar, e muito mais!
Você pode perceber que alguns ingredientes estão riscados (
Mas... não se engane, estes insumos são importantes para a experiência final (pois alteram a textura e cheiro do produto) ou afetam positivamente a segurança do produto (no caso dos agentes conservantes).
Ingredientes Mousse e Geleia Capilar Abela Hibiscus
Behentrimonium Chloride: Clique aqui para saber mais sobre o agente condicionante conhecido como Behentrimonium Chloride.
Behentrimonium Methosulfate: Saiba mais sobre o Behentrimonium Methosulfate clicando aqui. Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Shea Butteramidopropyltrimonium Chloride: Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).
Glycerin: Umectante.
Cetyl Alcohol: Emoliente.
Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de linhaça.
Peg-7 Glyceryl Cocoate: Emoliente.
Butyrospermum Parkii (Shea Butter) Fruit: Extrato de karité.
Hibiscus Sabdariffa Flower Extract: Extrato de flor de hibisco.
Maltodextrin: Volumizador.
Sodium PCA: Umectante.
Aloe Barbadensis Leaf Extract: Umectante. Extrato de aloe vera.
Prunus Cerasus Fruit Extract: Extrato de amarena.
Euterpe Oleracea Fruit Oil: Óleo de Açaí.
Benzophenone-4: Filtro Solar.
Aparência geral (Textura, cor e cheiro)
Este tratamento capilar é apresentado em duas fases, uma emulsão cremosa (que a Abela chama de mousse) e uma calda viscosa e brilhante (chamada pela marca de geleia) - ambas em tons de cor-de-rosa.
O cheiro da Hibiscus é bastante doce, levemente achicletado.
A sugestão de uso feita pela Abela é bem simples.
Para o resultado que vocês veem nessa foto, lavamos o cabelo com o novo Shampoo Wash da Abela e, em seguida, aplicamos a Hibiscus com 3 minutos de pausa.
A Abela é uma marca indie e, talvez por isso, algumas pessoas não saibam onde podem encontrar produtos como a Hibiscus.
Vem ver nosso conteúdo no TikTok! Siga o Cabeleira em Pé no TikTok para mais conteúdos sobre No Poo e Low Poo.
Modo de uso Abela - Tratamento Hibiscus Mousse e Geleia (Máscara Bifásica)
A sugestão de uso feita pela Abela é bem simples.
Basta aplicar a Hibiscus no cabelo limpo e molhado.
O tempo de pausa é de 3 a 5 minutos, depois disso é só enxaguar.
Ao retirar o produto da embalagem, tenha o cuidado de pegar um pouco de cada fase do produto, para melhores resultados.
Nas redes sociais, a Abela já comentou que o produto pode ser usado, também, para a finalização.
Vem conhecer a Abela Cosmetics! Use os links abaixo:
Resultado Hibiscus Tratamento Bifásico - Abela Cosmetics
Para o resultado que vocês veem nessa foto, lavamos o cabelo com o novo Shampoo Wash da Abela e, em seguida, aplicamos a Hibiscus com 3 minutos de pausa.
Para essa resenha, especificamente, não usamos nenhum produto depois do tratamento (com enxágue), para termos uma ideia de como o produto performa sozinho.
Os cabelos foram secos ao natural e fotografados sem nenhum finalizador.
Na aplicação, o produto rende bastante e é super gostoso de espalhar, bem desembaraçante e escorregadio.
Depois de secar, mesmo com os fios mais compridos (o que costuma dificultar a formação das ondas), os fios ficaram com a curvatura evidente.
Na foto do resultado, é possível observar que os fios ganharam uma leveza diferente, com curvas esvoaçantes e brilho intenso.
Onde encontrar A Hibiscus e outros produtos da Abela Cosmetics
Mas, a gente sabe te dizer onde você consegue comprar to-di-nhos os produtos da abela: lá na Dermabox Cosméticos!
Na Derma, fica fácil comprar todos os seus queridinhos da Abela e recebê-los pelos Correios ou transportadora, na maioria dos casos, na porta de casa.
As linhas que a gente usou para tirar as fotos dessa resenha, estão todinhos disponíveis no catálogo da Dermabox, além de diversos outros shampoos, co washes, condicionadores, máscaras e produtos para finalização da Abela.
Quer montar uma rotina de cuidados liberada com produtos da Abela? Confere lá na Derma todas as opções que a marca oferece para você.
¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
Confira nos links abaixo os produtos das linhas da Abela usados para o ritual de cuidados dessa resenha:
__________Referências
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
⁴ Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). Fatty Acid Composition of Oils and Fats. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁵ Morais, L. R. B., & Gutjahr, E. (2012). Química de Oleaginosas - Valorização da Biodiversidade Amazônica (Ed. do Autor (ed.)). http://www.icbsena.com.br/livro.php?id_livro=431&autor_livros=Morais, Luiz Roberto Barbosa; Gutjahr, Ekkehard